Relatorio de aula pratica em laboratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila de Biologia
2º ano do Ensino Médio – EJA
Aluno (a): ________________________________________________________________ Turma: __________________
Os Seres Vivos
Todos os seres vivos são formados por células, necessitam de alimento, precisam respirar, são capazes de se reproduzir e possuem uma composição química formada por substâncias orgânicas e inorgânicas.
As substâncias orgânicassão produzidas somente por seres vivos. São elas: proteínas, lipídeos, carboidratos, ácidos nucléicos e vitaminas.
As inorgânicas estão presentes na natureza e podem ser encontradas em elementos como o solo, rocha, etc. A água e os sais minerais (CA, I, Fé, Na, etc.) são excelentes exemplos deste tipo de substância. A água tem destaque na constituição química de todos os seres vivos, elarepresenta de 75 a 85% de sua constituição. Ela é indispensável à vida e sua carência leva a dificuldade e, até mesmo, a impossibilidade do organismo realizar os transportes necessários ao seu equilíbrio e manutenção.
De acordo com seu tipo de célula, os seres vivos podem ser procariontes (com membrana celular, citoplasma e nucleóide) ou eucariontes (com membrana celular, citoplasma e núcleo). Sãoseres procariontes: as bactérias, as algas azuis ou cianofícias. São eucariontes: os fungos, as plantas e os animais.
Quanto a sua classificação, os seres vivos estão atualmente divididos em cinco reinos: 
1. Reino Animalia: todos os animais desde as esponjas até os mamíferos
2. Reino Plantae: desde algas pluricelulares até angiospermas
3. Reino Fungi: todos os fungos
4. ReinoProtista: algas unicelulares e protozoários
5. Reino Monera: bactérias e cianobactérias
O sistema dos 5 Reinos foi proposto em 1 969 pelo Biólogo norte-americano R. H. Wittaker e é o utilizado atualmente.
OBSERVAÇÃO: Os vírus não possuem classificação definida pois passam a realizar funções vitais somente após invadir a estrutura celular, seqüestrando os componentes que a célula necessita paraformar novos vírus.
Divisão atual de classificação dos seres vivos de acordo com Lineu:
REINO FILO CLASSE ORDEM FAMÍLIA GÊNERO ESPÉCIE
Nomenclatura dos Seres Vivos
O sistema atual de nomenclatura segue proposta de Lineu:
1. é binomial, isto é, composto por dois nomes escritos em latim, ou latinizados;
2. o primeiro nome refere-se ao gênero e deve ter a inicial com letra maiúscula,ex.: Canis
3. o segundo nome é o epíteto específico e deve ser escrito com inicial minúscula, ex.: familiaris
4. Os dois juntos formam o nome da espécie, ex.: Canis familiaris, que é o cão doméstico.
5. Os nomes científicos devem ter grafia diferenciada no texto. Se este for manuscrito, deve-se passar um único traço embaixo do nome. Se for impresso pode-se, por exemplo, deixar aletra em itálico.
Observe o exemplo abaixo:

Vírus
Os vírus são o limite entre a matéria bruta e a matéria viva. Esses seres são muito especiais, pois não são formados por células. Seu organismo é formado por proteínas e outras substâncias.
De todas as características dos seres vivos, os vírus apresentam somente duas: a capacidade de se reproduzir e de sofrer mutações. Por essa razão, oscientistas ainda não chegaram a um acordo se devem ou não classificar esses seres como organismos vivos. Consequentemente, os vírus não estão agrupados em nenhum reino. Quando as dúvidas que se tem hoje sobre as características desses seres forem esclarecidas, é provável que eles sejam classificados em um reino exclusivo deles.
O vírus só consegue sobreviver e se reproduzir no interior das células.Para isso, ele tem que injetar o seu material genético no interior de uma célula viva. Quando isso ocorre podemos dizer que, de certa forma, o vírus inativa (desliga) o programa da célula e a obriga a fabricar novos vírus. Esses novos vírus irão contaminar novas células e, se o processo não for interrompido, ocorre o que chamamos de infecção.
Um ser que vive às custas de outros causando...
tracking img