Relatorio da aula de quimica experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DA AULA QUÍMICA EXPERIMENTAL



Disciplina: Química Experimental
Professora: Adriana Soeiro
Alunos:
Felipe de Moura Souza
Jerferson Diocesano

Turma:LQ 2º
24 de Janeiro de 2013
Introdução

O aula experimental foram desenvolvida nos procedimentos de preparo de soluções apartir de sólido puros, técnicas de diluição de soluções e mistura de soluções do mesmosoluto, para as devidas concentrações requeridas de soluções foram utilizados cálculos físico-químicos. Ao término das preparações das soluções foram observados e comparadas as colorações das soluções preparadas experimentalmente com soluções padrões ou soluções originais.

Objetivo
Aprender a realizar preparo de soluções apartir de materias de solutos puros, diluição de soluções concentradas emistura de soluções do mesmo soluto, utilizando fpor

Materiais
* Tubos de ensaio
* Estante para tubos de ensaio
* Papel de filtro pequeno
* Pró-pipete (pêra)
* Espátula
* Bastão de vidro
* Pipeta graduada de 1 mL
* Pipeta graduada de 2 mL
* Pipeta graduada de 5 mL
* Pipeta graduada de 10 mL
* Pipeta graduada de 25 mL
* Pipeta volumétrica de 25 mL* Proveta de 5 mL
* Proveta de 10 mL
* Proveta de 25 mL
* Proveta de 50 mL
* Bécher de 50mL
* Bécher de 100 mL
* Bécher de 250 mL

Reagentes
* Água destilada (H2O)
* Sulfato de Cálcio
* Azul de metileno

Procedimentos

Leitura de volumes:

1. Carreou-se um Bécher de 250 mL até a bancada e com auxílio de um bastão de vidro realizou-se atransferência de 220 ml de solução Azul de metileno para o Bécher.
2. Realizou-se a medição do líquido apartir transferência da solução do Bécher para uma proveta graduada de 25,0 mL com auxílio do bastão de vidro realizando a medição adequada de 22,0 mL.
3. Realizou-se uma nova medição do líquido apartir da transferência da solução do Bécher para uma proveta graduada de 10 mL com auxílio dobastão de vidro realizando a medição adequada de 6,4 mL.
4. Realizou-se uma nova medição do líquido apartir da transferência da solução do Bécher para uma proveta graduada de 10,0 mL com auxílio do bastão de vidro realizando a medição adequada de 10 mL.
5. Realizou-se uma nova medição do líquido apartir da transferência da solução do Bécher para uma proveta graduada de 5 mL com auxílio do bastãode vidro realizando a medição adequada de 1,8 mL.
6. Realizou-se uma nova medição do líquido apartir da transferência da solução do Bécher para uma pipeta volumétrica de 20 mL com auxílio da pêra realizando a medição adequada.
7. Realizou-se nova medição do líquido apartir da transferência da solução do Bécher para uma pipeta graduada de 5 mL com auxílio da pêra realizando a mediçãoadequada de 2,3 mL, depois deixou-se escoar o líquido em um Bécher de 50 mL.
8. Realizou-se nova medição do líquido apartir da transferência da solução do Bécher para uma pipeta graduada de 1 mL com auxílio da pêra realizando a medição adequada de 0,7 mL, depois deixou-se escoar o líquido em um Bécher de 50 mL.
9. Realizou-se nova medição do líquido apartir da transferência da solução do Bécherpara uma pipeta graduada de 2 mL com auxílio da pêra realizando a medição adequada de 1,6 mL, depois deixou-se escoar o líquido em um Bécher de 50 mL.
10. Realizou-se nova medição do líquido apartir da transferência da solução do Bécher para uma pipeta graduada de 2 mL com auxílio da pêra realizando a medição adequada de 2 mL, depois deixou-se escoar o líquido em um Bécher de 50 mL.Comparação de volumes:

1. Mediu-se em uma pipeta graduada um volume de 15 mL de água com auxílio da pêra e deixou escoar este volume para um Bécher de 50 mL, realizou-se nova medição deste volume transferindo-o para proveta de 50 mL, realizando as medições de maneiras adequadas e comparando seus valores medidos.

Transferência de reagentes:
1. Realizou-se apartir de dobras em um papel...
tracking img