Normas para elaboracao do relatorio de aula pratica de quimica experimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NORMAS PARA RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA QUÍMICA EXPERIMENTAL

Prof. Dr. Arci Dirceu Wastowski

[pic]
Aulas práticas realizadas em laboratório geralmente incluem a elaboração de um relatório descrevendo a observação ou o experimento realizado. O relatório de cada experimento deverá obedecer, obrigatoriamente, a seguinte ordem de elaboração, sendo que cada elemento constituinte dorelatório será descrito a seguir. Além dos itens que compõem o relatório e sua ordem de apresentação, a Figura 1 sugere a nota a ser atribuída a cada item, para totalizar a nota 10.
Figura 1: Itens que compõem o relatório, sua ordem de apresentação e a nota a ser atribuída a cada item, para totalizar a nota 10.

1. FOLHA DE ROSTO ou CAPA
A folha de rosto ou capa apresenta os dados queidentificam o relatório: nome da Instituição, nome do curso, nome da disciplina, título do experimento, nome dos alunos componentes do grupo que EFETIVAMENTE participaram da realização do experimento, nome do(s) professor(es) responsável(is), local (cidade) e data. Na folha de rosto ou capa não se deve fazer uso de figuras ou ilustrações. Use como modelo o exemplo apresentado no final deste material.

2.INTRODUÇÃO
A Introdução de um relatório de aula prática deve conter os fundamentos teóricos FOCADOS no objetivo do experimento realizado. Sua elaboração depende da consulta a livros-texto. Não deve passar de duas páginas.

3. OBJETIVOS
Este item apresenta sucintamente o que se pretende observar ou verificar através da realização do experimento, o qual deve estar FUNDAMENTADO na Introdução.4. MATERIAIS E MÉTODOS
O item Materiais e Métodos é uma descrição completa da metodologia utilizada, que permite a compreensão e interpretação dos resultados, bem como a reprodução do experimento por outros alunos. Neste item também deverá constar uma lista dos materiais e reagentes utilizados na realização do experimento, assim como suas características físicas, químicas e toxicidades.Portanto, este item deve ser dividido em quatro partes:

4.1.) Materiais Utilizados: apresentação de todos os materiais, vidrarias e equipamentos utilizados na realização do experimento, exceto reagentes, na forma de itens.
Exemplo:
1) Tubo de ensaio
2) Béquer de 200 mL
3) Béquer de 50 mL
4) Bomba de vácuo
5) Bico de Bunsen
6) Centrífuga

4.2.) Reagentes Utilizados: todos os reagentesutilizados na realização do experimento, informando sua fórmula química, pureza e a concentração, quando se tratar de soluções.
Exemplo:
1) Solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol/L
2) Sulfato de cobre pentahidratado p.a. (CuSO4.5H2O)
3) Água destilada (H2O)
4) Álcool etílico anidro (CH3CH2OH).

4.3.) Procedimento Experimental: consiste em descrever, detalhadamente, oprocedimento executado (INCLUINDO-SE MODIFICAÇÕES QUE TENHAM SIDO FEITAS NO DECORRER DO EXPERIMENTO EM RELAÇÃO AO PROCEDIMENTO ORIGINALMENTE PROPOSTO) para a realização do experimento. Neste item, não devem constar quaisquer observações experimentais, pois, as mesmas fazem parte dos Resultados e Discussão.

5. RESULTADOS e DISCUSSÃO
Esta é a parte mais importante do relatório e descreve os principaisresultados obtidos em aula, na seqüência em que o procedimento foi realizado. Neste item são apresentados os resultados de forma objetiva e lógica, acompanhados de uma análise crítica dos mesmos, com base nos conceitos químicos envolvidos. Deve-se incluir também todos os cálculos efetuados. Sempre que possível seus dados devem ser organizados na forma de tabelas e gráficos (lembre-se: o gráficosempre ilustra muito melhor o resultado do que a tabelas: dê preferência a eles). Estas tabelas e gráficos devem ser descritos e enumerados adequadamente no texto e não apenas lançados. Cada tabela e gráfico deve ter um título que os descreva brevemente. Em resumo:
• Apresente os resultados e sua discussão (explicação) na seqüência em que o procedimento foi executado;
• Discuta cada etapa...
tracking img