RELATORIO conveccao FORCADA

2962 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ

ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Transferência de calor por convecção forçada

Rony Carlos Bedin

Marcos Ferrari

Lucas Schaefer

Ícaro Bergamo

Chapecó, novembro de 2014.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Área de Ciências Exatas e Ambientais Curso de Engenharia Elétrica

Transferência de calor por convecção forçada

Relatório de aula prática apresentado ao Curso de ENGENHARIA ELÉTRICA da UNOCHAPECÓ pelos Acadêmicos Rony Carlos Bedin, Marcos Ferrari, Lucas Schaefer, Ícaro Bergamo, como parte dos requisitos de avaliação da Disciplina de Fenômenos de Transferência.

Professora: Micheli Zanetti

Chapecó, novembro de 2014.
RESUMO

Este trabalho tem por objetivo explicar e exemplificar os efeitos da Transferência de calor por convecção forçada. No texto será explicado o assunto dando ênfase em conceito, aplicações e métodos de utilização.
Sempre que um corpo está a uma temperatura maior que a de outro, ou, no mesmo corpo existem temperaturas diferentes, ocorre uma transferência de energia entre esses corpos, e a este fenómeno dá-se o nome de transferência de calor por convecção. A convecção divide-se em categorias como, Convecção forçada e Convecção natural, a convecção é também classificada como externa ou interna, dependendo de como o fluido foi forçado a escoar sobre uma superfície ou dentro de um duto.
O movimento de fluidos em convecção forçada é bastante perceptível, uma vez que um ventilador, ou uma bomba, podem transferir uma quantidade de movimento suficiente para o fluido para movê-lo em determinada direção. [Çengel]
Na convecção forçada, determina-se o coeficiente de convecção para diversas geometrias de escoamento, onde o escoamento do fluido é originado por uma força motriz externa.

SUMÁRIO

RESUMO

Relacionados

  • IAVE F Sica E Qu Mica A 10
    115613 palavras | 463 páginas