Relatorio bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE AGRONOMIA
PROFª: TENESSEE ANDRADE NUNES

AULA 04
DETERMINAÇÃO DE CINZAS NOS ALIMENTOS

MOSSORÓ/RN, 21 JANEIRO DE 2013
RESUMO
A determinação de cinzas ou resíduo mineral permite a identificação de minerais. O experimento foi realizado com ração de frangos em crescimento. Escolhemos doiscadinhos, que posteriormente foi pesado de 2 a 3g da amostra. Logo em seguida a técnica levou os cadinhos com a amostra para murfla ainda fria, onde o aquecimento foi aumentado lentamente até atingir 600 graus Celsius, por 4 horas. Passado esse tempo, a murfla foi desligada e quando a sua temperatura chegou a 100 graus Celsius, o material foi transferido para um dessecador até atingir a temperaturaambiente. A amostra incinerada foi pesada e calculamos seu teor de cinza ou resíduo mineral.

INTRODUÇÃO
A determinação de cinzas dos alimentas ou resíduo mineral é obtido por aquecimento do alimento em temperatura entre 550° a 600°C. As cinzas resultantes da incineração correspondente à fração inorgânica dos alimentos. O processo resulta na eliminação da fração orgânica em razão do calor,possibilitando assim análises de minerais específicos, traçando características nutricionais dos alimentos, bem como a presença de minerais tóxicos. A análise de tóxicos é de suma importância para a qualidade dos produtos, visto que constata desde uma quantidade de açucares elevado a contaminação por parte de areia e terra, resultada de uma má higienização nos processos de beneficiamento. No resíduomineral encontra-se grandes quantidades de potássio, sódio, cálcio e magnésio, e quantidades menores de alumínio, ferro, cobre, manganês e zinco. E ainda sulfatos, cloretos, silicatos, fosfatos.

OBJETIVOS

A finalidade da aula prática foi de determinar a composição dos diferentes constituintes inorgânicos dos alimentos/rações comerciais de aves, em razão da análise, seja quantitativa ouqualitativamente.

DESENVOLVIMENTO
Os processos de determinação do conteúdo de cinzas têm grande importância, pois possuem significativo valor em alimentos, por varias razões. Como a cana de açúcar, por exemplo, que deve ser feita as determinações para a produção de açúcar, devido os problemas causados por alta concentração de minerais no caldo, que causam interferência durante a clarificação ecristalização.
Cinzas de um alimento é o nome dado ao resíduo inorgânico que permanece após a queima da matéria orgânica, entre 550 – 600ºC, a qual é transformada em CO2, H2O e NO2, assim sendo, a cinza de um material é o ponto de partida para a análise de minerais específicos. Estes minerais são analisados tanto para fins nutricionais como também para segurança (TORRES, 2000).
A constituição dascinzas depende da natureza do alimento e do método de determinação utilizado, mas geralmente é constituída por:
Macronutrientes: requeridos em uma dieta em valores diários acima de 100 mg e normalmente presentes em grandes quantidades nos alimentos, como: K, Na, Ca, P , S, Cl e Mg. Micronutrientes: requeridos em uma dieta em valores diários abaixo de 100 mg e normalmente presentes em pequenasquantidades nos alimentos, como: AI, Fe, Cu, Mn e Zn. A cinza obtida não é necessariamente da mesma composição que a matéria mineral original do alimento porque pode haver perdas por volatilização. A presença de largas quantidades de cinzas em produtos como açúcar, amido, gelatina, frutas ácidas ou pectina é indesejável e, portanto cuidados especiais devem ser tomados durante seus processosprodutivos.

METODOLOGIA EXPERIMENTAL

Determinação do teor de cinza ou resíduo mineral
A determinação do teor de cinza é feita pelo método de incineração da matéria orgânica em mufla com temperatura de 600ºC. O processo consistiu em pesar os cadinhos vazios e em seguida pesá-los com as amostras. Em seguida colocou-se na mufla por 04 horas, ao final do tempo desligou-se e deixou a temperatura...
tracking img