Relatoria psicologia cras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução
No estágio realizado no CRAS de Nova Serrana foi observado a necessidade de uma equipe multidisciplinar para atender as demandas diversas provenientes da comunidade.
O CRAS,funciona como uma porta de entrada para serviços socioassistenciais, proteção básica e prevenção, no qual cada usuário vai tentando resolver suas mazelas que, inclusive, muitos deles não sabemqual é.
O acolhimento é um momento de escuta diferenciada que possibilita detectar as reais demandas e necessidades de seus usuários em que consegue-se de alguma forma diagnosticar a necessidade do usuário que nos procura, daí a importância da Psicologia como um campo do conhecimento fundamental dentro do CRAS.
No momento deste acolhimento informações importantíssimas sãoreproduzidas, e a partir da escuta eficiente dos profissionais da área de Psicologia entra-se nesse universo familiar de cada usuário e assim cria-se a oportunidade de encaixar estes usuários que possuem vivências no âmbito familiar semelhantes, assim como no âmbito social, em grupos, nos quais irão se desenvolver , elaborar suas questões e questionar os seus papéis dentro da comunidade .Dentro dos grupos a atuação do profissional em Psicologia é ainda mais fundamental, pois as técnicas utilizadas e oportunidade de trocas de vivências são fundamentais para que dentro deste grupo haja reflexões sobre as condições deste usuário enquanto indivíduo dentro desta comunidade.Estes usuários podem se tornar críticos e questionadores de sua realidade podendo até mesmo quebrar estigmas eparadigmas construídos pelo sociedade.
Enfim, a Psicologia dentro do CRAS tem o compromisso com a transformação social, tendo com foco as necessidades, potencialidades, objetivos e experiências dos oprimidos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Identificação do Campo de Estágio
Nome: CRAS – Centro de Referência de Assistência Social
Endereço: Rua José Pinto do Amaral.1235.
Bairro: São GeraldoCidade: Nova Serrana
CEP: 35519-000
Telefone: (37)32251542
E-mail: crasnovaserrana@hotmail.com
Estágio
Área onde foi realizado o estágio: Psicologia Social
Data de início e término: 06/03/2012 a 21/06/2012
Duração em horas: 60:00 horas
Nome do supervisor de campo:Maria Imaculada Gomes
CRP: 04/17100
2.2 Apresentação da empresa
No dia 05 de outubro de 2005, o Conselho Nacional deAssistência Social (CNAS) aprovou a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), que define o funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), responsável pela organização e aplicação da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), NOB/SUAS – Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social, NOB/RH/SUAS - Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único deAssistência Social em todos os municípios brasileiros.
Para proteger a família das situações de vulnerabilidade e risco social, o SUAS criou os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Os CRAS são implantados conforme o número de habitantes por área nos municípios e são responsáveis pela oferta de serviços continuados de Proteção Social Básica.
O CRAS é uma unidade que tem porobjetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação de acesso aos direitos de cidadania.
No município de Nova Serrana o CRAS foi inaugurado no dia 05 de outubroo de 2005 e conta atualmente com uma equipe deReferência, composta por um coordenador de nível superior em Serviço Social, um técnico operacional do PBF de nível médio, um técnico administrativo de nível médio, dois técnicos de nível superior, sendo um Assistente Social e um Psicólogo, quatro oficineiras, um técnico de inclusão digital e duas auxiliares em serviços gerais.
Seu enfoque é interdisciplinar, sendo assim responsáveis pela...
tracking img