relatoria de redox

1179 palavras 5 páginas
UFMT- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
ICET- INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

EDVÂNIA KELLY FERREIRA DE SOUZA

REAÇÃO DE REDOX

Prof: Evandro José

CUIABÁ/MT
2013/2
1. INTRODUÇÃO

Reações de oxirredução são aquelas que ocorrem com variação do Nox (número de oxidação). Neste tipo de reação há transferência de elétrons.
Na oxidação os elétrons são transferidos de uma para outra espécie química. Neste caso denominamos de oxidação, quando uma substância química perde elétrons. A perda de elétrons por uma substância deve ser acompanhada pelo ganho de elétrons por alguma outra espécie. Este processo é chamado de redução. Designa-se a substância que promove a redução de uma outra substância de agente redutor ou redutor e a substância responsável pela oxidação de outra é denominada agente oxidante ou simplesmente oxidante.
O estudo de reações de oxi-redução ou simplesmente equilíbrio “redox”, envolve o fenômeno de transferência de cargas elétricas e estabelece os fundamentos teóricos sobre a habilidade que uma substância tem de reagir como “doadora” ou “aceptora” de elétrons.
Original e historicamente, o termo oxidação foi usado para caracterizar as reações de elementos - como os metais, principalmente - com o oxigênio que formavam compostos chamados óxidos. Nessas reações de formação de óxidos, os elementos tendem sempre a perder seus elétrons de valência para o oxigênio. Em razão disso, o estado de oxidação de um átomo de um elemento é definido como a diferença entre o número de elétrons que o elemento tem na substância pura e o número de elétrons que seu átomo tem num particular composto:
Por definição, a substância pura, sendo estado de referência, tem um estado de oxidação "zero". Assim, a perda de elétrons de valência de um elemento X pode então ser traduzida pela reação.
1.1. OBJETIVO.
Mostrar a ocorrência de uma reação de REDOX e como esta pode ser identificada.

2.

Relacionados