Relato de um naufrago

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO LIVRO “Relato de um Naúfrago” de Gabriel Garcia Márquez retrata o tópico “A História desta História” em que o autor faz uma narrativa sobre a reportagem feita de Luís Alexandre Velasco, que esteve dez dias à deriva numa balsa, sem comida e sem água, no mar Caribe.
12. O autor era um jornalista que ouviu o relato do marinheiro e escreveu-o no seu jornal El Espectador, a história real emcatorze capítulos. A morte dos sete marinheiros e o naufrágio de Luís Alexandre Velasco virou um escândalo onde se descobriu que não houve tempestade nenhuma e que o motivo do acidente foi o excesso de carga de contrabando ilegal que o navio Colombiano levava, não tendo resistido ao golpe do mar.
13. O relato da aventura transformou-se em denúncia política causando no país um grande alvoroço, oque viria custar a glória e a carreira ao náufrago e levar o repórter ao exílio.
14. RESUMO DOS CAPÍTULOS
15. CAPÍTULO 1Como eram meus companheiros mortos no marLuís Alexandre Velasco, em 22 de Fevereiro de 1955 voltaria a Colômbia com os oito tripulantes do navio destróier que estava nos Estados Unidos, passaria oito meses para consertar o navio Caldas que chegaria em Cartagena. Ele iria aocinema com a namorada assistir o filme O “Motim do Caine” e se reunir com amigos. Seu melhor amigo era Luís Rengifo que falava inglês, casado com uma dominicana.
16. CAPÍTULO 2 Meus últimos minutos a bordo do“ barco lobo” Em 26 de Fevereiro, no golfo do México Luís Alexandre Velasco, teve maus pressentimentos, mas não contou ao Luís Rengifo, os motivos pelos quais não haveria menor perigo de queocorresse ao Caldas um acidente no Caribe, porque era um barco lobo, que estava suspenso no ar, afundando com a carga em que Velasco, se apoiava. Então, percebeu que havia caído na água.
17. CAPÍTULO 3Vendo dos quatros dos meus companheiros se afogarem O destróier foi localizado a 200 metros de distância. Luís Alexandre, viu então, três dos seus companheiros ao redor da balsa, tentando alcançá-la.Eduardo Castillo, foi agarrando o pescoço de Júlio Amador e Ramón Hérrera desapareceu no mar, como Caraballo e Castillo. Velasco, pensou que vinham resgatar-lhe logo, estava com o joelho machucado e queria fazer seu inventário.
18. CAPÍTULO 4Minha primeira noite só no caribe A balsa estava avançado, para costa ou para o interior do Caribe, pensou que durante uma hora notariam a sua ausência eenviariam helicópteros e aviões para resgatar-lhe. Começou fazer sinais, esperando que o avião se aproximasse, vindo diretamente para a balsa. Levantou o braço e começou agitar a camisa, ouvindo por cima o barulho das ondas e o ruído dos motores.
19. CAPÍTULO 5Tive um companheiro na balsa Era um avião preto onde apareceu um homem olhando o mar com um binóculo. Pensou que eles estavam em direção aoCaribe mas estava indo para o Panamá. Ao amanhecer, viu a barbatana de um tubarão que deslizava ao longo da borda e também, o fantasma Jaime Manjarrés, marinheiro morto, que surgiu num delírio de sede, fome, queimaduras solares, junto com uma mesa farta de frutas e ovos.
20. CAPÍTULO 6“Um barco de resgate e uma ilha de canibais” Luís Alexandre, viu um barco e começou a gritar desesperadamente mas obarco desapareceu. Pela manhã, tentou desviar da direção da balsa, pois estava com medo de chegar a uma ilha habitada por canibais. Estava perdendo a noção de tempo e de direção, tinha a sensação que não podia mas com o seu corpo. Então, resolveu comer sete gaivotas em um ato de desespero.
21. CAPÍTULO 7Os desesperados recursos de um faminto Velasco, estava desesperado e a rota por onde a balsanavegava não era de nenhum navio. Estava com fome, resolveu mastigar as tiras da borracha de sapato mas não tinha como cortá-las, então lembrou e comeu cartões de papelão, de uma loja de Móbile, que estavam em seu bolso e ainda, disputou um peixe com um tubarão.
22. CAPÍTULO 8Minha luta com os tubarões por um peixe Ele pegou alguns peixes que acabaram lhe mordendo os dedos onde atraiu vários...
tracking img