Relato de esperiencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acadêmica: Raquel Souza
1. INTRODUÇÃO

O presente documento é fruto das experiências que vivenciamos durante a nossa estada em uma Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental do município de Cuiabá-MT, cujos principais objetivos foram o de observar, relatar e ministrar algumas atividades ligadas a pratica de ensino em Educação Física escolar, dando ênfase, durante as aulas, noscomportamentos dos educandos, na atuação do professor da instituição, nas atuações de acadêmicos e também em nossas próprias práticas pedagógicas. Tais práticas foram direcionadas a alunos do Ensino Fundamental. Os indivíduos submetidos às ações pedagógicas relatadas em nosso trabalho estão em uma fase da vida onde estão tendo seus. Paralelamente estão tendo também suas primeiras experiências de convíviocoletivo fora do seio familiar, ou seja, passando por processo de socialização. Em alusão a essa fase da vida, Le BOULCH, citado por Freire, destaca que “desde o início do desenvolvimento psicomotor inicia-se o processo de socialização, uma vez que o equilíbrio da pessoa só pode ser pensado pela/e na relação com outrem”. (Freire, p. 145). Nessa fase da vida, as ações das crianças ainda não estãototalmente fixadas na realidade. Por isso o brincar e o imaginar fazem parte do dia a dia delas. Nesse sentido, Freire (1996) destaca que “ a infância é um período muito intenso de atividades: as fantasias e os movimentos corporais ocupam quase todo o tempo da criança”. (Freire, p. 14).
Os relatos expressos nas paginas subsequentes do nosso trabalho procurou destacar alguns aspectos que, a nossover, estão inseridos dentro do contexto prático de uma aula de Educação Física escolar, tais como: o comportamento afetivo, psicomotor e cognitivo das crianças; o comportamento do professor durante suas ações pedagógicas e também as impressões que extraímos da experiência docente vivenciadas por nós. Salientamos desde já que os relatos referentes aos aspectos acima citados advêm da junção dasreflexões pessoais que cada integrante do grupo extraiu durante as experiências vivenciadas. Desde já, nos desculpamos pelos eventuais erros de interpretação. Estamos também, fazendo uma analogia com a fase vivenciada pelas crianças, construindo aos poucos nossa visão sobre esse universo docente e sujeitos, portanto ao cometimento de equívocos devido a essa pouca vivencia prática na área. Entendemosque os erros podem ser significativamente profícuos desde que nos levem a revermos nossos conceitos e nos estimulem cada vez mais a buscar melhorarmos como cidadãos e profissionais para que dessa forma nos tornemos cronistas féis das realidades vivenciadas nas instituições de ensino que por ventura viermos a atuar no futuro e contribuirmos assim com o enriquecimento teórico-práticos dosconhecimentos relativos ao processo de ensino-aprendizagem em Educação Física escolar.
























2. DESCRIÇÃO DAS PRIMEIRAS AULAS OBSERVADAS

As primeiras observações ocorreram na instituição de ensino a nós referendada denominada Escola Municipal de Ensino Básico Ministro Marcos Freire, situada à Rua Carvalho Dourados, s/n°, no bairro Jardim dos Ipês, zona sulde Cuiabá-MT. No referido estabelecimento de ensino, realizamos observações de quatro (04) aulas de Educação Física ministradas pela Professora Fabiana Cristina de Lima a alunos da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental. Em data posterior, realizamos outras duas (02) observações desta vez na Escola Municipal de Ensino Básico Maria Ambrósio Pommot, localizada a rua1900, s/n°, bairro Jardim Imperial, também na cidade de Cuiabá-MT ministradas pelo Professor Wherllen Junior de Magalhães também a alunos dos níveis escolares acima citados.

AULA 1.
PUBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil.
Às 13h30min do dia 20/08/12 realizamos as nossas primeiras observações das aulas ministradas pela Professora de Educação Física da instituição Fabiana Cristina de Lima,...
tracking img