Relato de caso: idoso ex-tabagista com derrame pleural.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Introdução: O termo pneumonia refere-se a infecção do trato respiratório inferior que primariamente envolve o pulmão. A pneumonia adquirida na comunidade permanece como importante causa de hospitalização e de morte. Estima-se que entre duas a 15/1.000 pessoas a cada ano adquirem pneumonia e cerca de 20 a 40% necessitam ser hospitalizadas sendo que de 5 a 30% requerem tratamento emunidades de terapia intensiva.
Relato de Caso: D.A.N , homem ,75 Anos, casado, caldeireiro metalúrgico aposentado, ex-tabagista. Deu entrada no Pronto Socorro com queixa de dor torácica e dispnéia há quatro dias.
Discussão: Apesar da frequência com que ocorre o derrame pleural parapneumônico, as decisões quanto à terapêutica ainda são controversas, especialmente quanto à realização da drenagempleural. Os critérios para indicação de drenagem citados na literatura são aspecto macroscópico do líquido, volume, tipo de germe identificado e características bioquímicas que sugiram a presença de empiema.

Palavras chaves: Pneumonia, Derrame Pleural, Empiema, Neoplasia de pulmão

Abstract
Introduction: The term pneumonia refers to lower respiratory tract infection primarily involving the lung.The community-acquired pneumonia (CAP) remains an important cause of hospitalization and death. It is estimated that between two and 15/1.000 people get pneumonia every year and about 20 to 40% of which need to be hospitalized from 50 to 30% require treatment in intensive care units.
Case Report: DAN, man, 75 years, married, retired boilermaker metallurgical ex-smoker. Was admitted to the emergencyroom complaining of chest pain and dyspnea for four days.
Discussion: Although the frequency of the parapneumonic effusion occurs, decisions regarding therapy are still controversial, especially regarding the realization of the pleural drainage. Criteria for drainage in literature are gross appearance of the liquid, volume, type of germ identified and biochemical characteristics that suggest thepresence of empyema.

Key words: Pneumonia, Pleural Effusion, Empyema, Lung Neoplasia

Introdução

O termo pneumonia refere-se a infecção do trato respiratório inferior que primariamente envolve o pulmão. As pneumonias podem ser divididas em comunitárias e hospitalares. Esta classificação é baseada no ambiente em que a infecção é adquirida e apresentam agentes etiológicos, fatores de riscoe evolução clínica diferentes. 1
A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) permanece como importante causa de hospitalização e de morte. Estima-se que entre duas a 15/1.000 pessoas a cada ano adquirem pneumonia e cerca de 20 a 40% necessitam ser hospitalizadas sendo que de 5 a 30% requerem tratamento em unidades de terapia intensiva. A mortalidade de pneumonia adquirida na comunidade na erapre-antibioticoterapia era de 200/100.000 pessoas por ano. Com o advento da penicilina a mortalidade diminuiu para cerca de 70/100.000 pessoas por ano. 2
Complicação mais frequente o derrame pleural parapneumônico (DPP) ocorre durante o curso clínico de uma pneumonia ou abscesso pulmonar. Sua incidência é subestimada, podendo aparecer em cerca de 25% a 44% dos casos PAC. 3 Na maioria das vezes oquadro clínico do DPP se sobrepõe ao da PAC, sendo ele descoberto devido à realização da radiografia de tórax para o diagnóstico inicial ou avaliação da falta de resposta ao tratamento para a PAC.
A maioria desses derrames é resolvida com o mesmo tratamento antibiótico da PAC, e sua presença pode passar despercebida. No entanto, quando não ocorre a resposta habitual ao tratamento, o DPP pode aumentarde volume e evoluir com septações - denominados de DPP complicados - ou para empiema pleural. 4
No início de década de 70, Light et al. tentaram estabelecer critérios para a indicação de tratamento mais agressivo em pacientes adultos. Esses critérios baseiam-se desde o aspecto macroscópico a alterações bioquímicas do líquido pleural para estabelecer a potencial evolução para a necessidade de...
tracking img