A musica, jogos e brincadeiras no processo de alfabetização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 ÀREA DE CONCENTRAÇÃO.......................................................................................2
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA................................................................................... 2
3 OBJETIVOS..................................................................................................................... 7
4METODOLOGIAS.......................................................................................................... 7
REFERÊNCIAS ................................................................................................................. 9


PROJETO DE ESTÁGIO II
A MÚSCIA, JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

O estágio terá a importância do lúdico no processo desocialização das crianças como também sua importância no processo ensino e aprendizagem, através dos jogos, músicas e brincadeiras. Consequentemente, projetou-se neste, a função dos jogos lúdicos nas séries iniciais e na construção interdisciplinar do processo ensino e aprendizagem, também o desenvolvimento dos educandos alcançado através deste. Também abordaremos os jogos na construção dosconceitos matemáticos e para isto, precisamos considerar a opinião de diversos autores, muitos conhecidos, como Vygotsky, Piaget e muitos outros que de forma direta ou diretamente citam em seus livros a importância do lúdico no cotidiano infantil.
Para que as crianças possam desenvolver sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas nasinstituições, sejam elas mais voltadas às brincadeiras ou a aprendizagem que ocorrem por meio de uma intervenção direta. A brincadeira favorece a autoestima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa.
A aula que tem o lúdico como um dos métodos para despertar nas crianças a vontade de aprender, é uma aula atrativa, dinâmica sem perder seu objetivo,“a aprendizagem”. Brincar e infância são palavras que inevitavelmente são associadas, elas parecem ter o mesmo significado, pois, uma infância feliz é essencial e necessária ao processo de desenvolvimento humano.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1. O LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Como a escrita é uma função culturalmente mediada, a criança se desenvolve numa cultura letrada e está expostoaos diferentes usos da linguagem escrita e ao seu formato, tendo diferentes concepções a respeito desse objetivo cultural ao longo de seu desenvolvimento. A principal condição necessária para que uma criança seja capaz de compreender adequadamente o funcionamento da língua escrita, é que essa criança descubra que a língua escrita é um sistema de signos que não tem significado em si. Os signosrepresentam outra realidade, isto é, o que se escreve, tem uma função instrumental, funcionando como suporte para a memória e a transmissão de ideias e conceitos.
Vygotsky (1987), cita que é importante mencionar a língua escrita, como a aquisição de um sistema simbólico de representação da realidade. Também contribui para esse processo o desenvolvimento dos gestos, dos desenhos e do brinquedosimbólico, pois essas são também atividades de caráter representativo, isto é, utiliza-se de signos para representar significados.

“O desenhar e brincar deveriam ser estágios preparatórios ao desenvolvimento da linguagem escrita das crianças. Os educadores devem organizar todas essas ações e todo o complexo processo de transição de um tipo de linguagem escrita para outro. Devemos acompanhar esseprocesso através de seus momentos críticos até ponto da descoberta de que se pode desenhar não somente objetos, mas também a fala. Se quiséssemos resumir todas essas demandas práticas e expressá-las de uma forma unificada, poderíamos dizer o que se deve fazer é, ensinar às crianças a linguagem escrita e não apenas a escrita de letras” (Vygotsky, 1987, p.134).

Grandes teóricos como ROUSSEAU,...
tracking img