Relativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social

josé aquino duarte júnior

relativismo cultural

Arapiraca
2010

josé aquino duarte júnior

relativismo cultural

Trabalho apresentado ao Curso (serviço social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Antropologia].

Prof. Giane Albiazzetti

Arapiraca
2010

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO.......................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................

3 CONCLUSÃO........................................................................................

4 REFERENCIAS......................................................................................

Introdução

Estudamosantropologia com o objetivo de compreendermos o homem e suas adversidades, seja biológica, social e cultural. Ao estudarmos, ela nos dá a possibilidade de reflexão crítica sobre fatos sócio- culturais do mundo tendo como base o pensamento científico. Vivemos em um mundo com pessoas de costumes diferentes, como o modo de se vestir, de se relacionar, de se alimentar, com crenças e idiomas distintos cadaum com sua representatividade e importância adquirida em cada sociedade. São hábitos que não estamos acostumados a presenciar em nosso cotidiano devido a nossa própria cultura adquirida desde cedo, por nossos familiares, cada uma com sua particularidade.
Porém essa diversidade humana nem sempre nos leva a harmonia, muito pelo contrário, na maioria das vezes só nos leva a levantar críticas,comparações de superioridade em relação à outra, tendo julgamentos precipitados, nos levando para o lado da agressividade, do preconceito e ao conflito entre pessoas, tratando-as como uma sociedade retardada, desatualizada em relação a sua.
Na maioria das vezes não procuram entender o motivo daqueles hábitos e o valor cultural que representa para aquela determinada sociedade, desrespeitando a leidos direitos humanos onde declara que todos os membros da família humana têm seus direitos iguais, como o direito de liberdade, de justiça e paz no mundo, obtendo melhores condições de vida.
Para que sejam minimizados estes tipos de conflitos, a antropologia enfatiza o estudo do relativismo cultural para as pessoas em geral, enfatizando o respeito, a compreensão e muitas vezes a aceitação dessasdiferenças raciais, culturais e étnicas em relação ao pensamento e comportamento do indivíduo respeitando hábitos de sua sociedade sem distinguir se uma é superior ou mais evoluída que a outra e sim compreender sua diversidade e sua particularidade em cada região.

Desenvolvimento

Quando falamos sobre cultura, nos referimos a variedades de manifestações, de jeitos de ser, de pensar e agir dediferentes povos ou grupos sociais. Tais diversidades são adquiridas pelo individuo, através da convivência, são sujeitos a praticarem a mesma manifestação cultural, imposta pela sua sociedade de origem, pois os membros de uma determinada região não nascem com cultura própria, pelo contrário são aprendidas através do convívio com os demais e a consolida exercitando-a com os outros.
Podemos dizerassim que a manifestação cultural é a identidade do indivíduo, é o reconhecimento que uma determinada população tem de si mesma, e das outras a partir de sua condição sócio-cultural que exercem em seu meio, é um conjunto de práticas, crenças, e tradições desenvolvidas por uma sociedade, não tendo nenhum componente genético ou hereditário. Podemos diferenciar determinadas culturas através daalimentação, comportamento, construções, instrumentos de trabalho, conhecimentos técnicos e científicos etc.
Essa diferença sócio-cultural era e ainda é tratada com maus olhos pela população, tendo uma atitude de repreensão, de julgamento e exclusão onde os mesmos consideravam outros povos com diferentes culturas, de selvagens, atrasados e primitivos, eram totalmente excluídos e menosprezados....
tracking img