Relatio Synodi Resposta Ao Question Rio

5563 palavras 23 páginas
Relatio Synodi – Resposta ao questionário.
Por Isac Magela Hudson.

A descrição da realidade da família, presente na Relatio Synodi, corresponde àquilo que se releva na Igreja e na sociedade de hoje? Quais são os aspetos que faltam e que podem ser integrados? Resposta: Sim, de um modo geral tratou-se dos principais questionamentos e temas que têm sido propostos no tocante à situação familiar, por exemplo: divorciados recasados, divorciados não recasados, separados, famílias monoparentais, comunhão aos divorciados, processo de nulidade, uniões homossexuais, etc. Como o questionário anterior também contou com a participação dos fiéis, acredito que as questões essenciais foram discutidas; pode-se, portanto, questionar as conclusões e o ter destes debates, no entanto, não os temas abordados que ilustram sim aquilo que tem sido levantado quando discute-se sobre a família através de uma abordagem cristã.
1. Quais são as iniciativas em ato e aquelas em programa, no que se refere aos desafios que as contradições culturais levantam à família (cf. nn. 6-7): aquelas orientadas para despertar a presença de Deus na vida das famílias; aquelas destinadas a educar e estabelecer sólidas relações interpessoais; aquelas propensas a favorecer políticas sociais e econômicas úteis para a família; aquelas que visam aliviar as dificuldades ligadas à atenção às crianças, aos idosos e aos familiares enfermos; aquelas que tencionam enfrentar o contexto cultural mais específico em que a Igreja local está comprometida?
2. Quais instrumentos de análise são empregados, e quais são os resultados mais relevantes acerca dos aspetos (positivos e não) da mudança antropológica cultural? (cf. n. 5). Entre os resultados, observa-se a possibilidade de encontrar elementos comuns no pluralismo cultural?
Resposta: Os instrumentos de análise são: os ensinamentos de Cristo e os vínculos que se formam entre as mais diversas pessoas, a partir do matrimônio. À luz destes instrumentos, torna-se possível uma

Relacionados

  • Filosofia Medieval Latina Bibliografia Dispon Vel
    276990 palavras | 1108 páginas