Relat Rio01 LAB

914 palavras 4 páginas
FELIPE MARTINHUK
FILIPE MORAIS
JÉSSICA TUROLA
WILSON SATO

RELATÓRIO PRÁTICA 1

Relatório apresentado como requisita parcial para obtenção de nota da Disciplina Física 3, Curso Enga. Mecânica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

CURITIBA
2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL UTILIZADO 3
3. BREVE REVISÂO TEÓRICA 3
4. RESULTADOS 3
5. CONCLUSÃO 3
6. BIBLIOGRAFIA 3

1. INTRODUÇÃO

Esse relatório tem como fundamento a observação do comportamento das linhas de campo e linhas equipotenciais gerado num campo elétrico. Com auxílio de equipamentos que nos possibilitam fazer as medidas necessárias e o recolhimento de dados para um prévio e mais detalhado estudo do experimento, de onde tiraremos as nossas conclusões e exportaremos os resultados observados.
Vamos estudar o comportamento do campo elétrico, ou seja, veremos como as linhas de campo são formadas para os diferentes casos. Quando uma carga puntiforme está isolada no espaço, ela gera um campo elétrico em sua volta. Qualquer ponto que estiver a uma mesma distância dessa carga possuirá o mesmo potencial elétrico. Portanto, aparece ai uma superfície equipotencial esférica. Podemos também encontrar superfícies equipotenciais no campo elétrico uniforme, onde as linhas de força são paralelas e equidistantes. Nesse caso, as superfícies equipotenciais localizam-se perpendicularmente às linhas de força (mesma distância do referencial). São esses casos, observados no experimento laboratorial, que nos dará a possibilidade de observar e praticar o que recorrentemente estudamos nos livros. Para isso, precisamos conhecer o que compõem um campo e como ele se comporta.
A carga elétrica é uma propriedade intrínseca das partículas fundamentais de que é feita a matéria. Todo objeto contém cargas elétricas, sendo elas entendidas como positivas e/ou negativas. Quando existe igualdade de cargas, o objeto é dito eletricamente neutro, já quando não existe esta

Relacionados