Relat rio n 01 Higieniza o das m os

1177 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE TIRADENTES
PROFª. MSC. MARIA JULIA NARDELLI
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

AUTORAS:
Elyne Thainá Guimarães Bezerra
Kamille Cristiny Santos Galvão
Kauane Santana Lima Santos
Neylane Cecilia Evangelista Santos
Rayanne Maria Gomes de Souza

1. INTRODUÇÃO
A higienização das mãos é uma das medidas mais importantes e utilizadas na prevenção e controle das infecções em serviços de saúde. Apesar de ser um método importante, nota-se que muitos profissionais da saúde ainda não seguem essas recomendações em suas práticas diárias, aumentando, ainda mais, o risco de contaminação.
É comprovadamente o ato mais simples e eficiente para a remoção da sujidade das mãos e redução da carga microbiana prevenindo a propagação de infecções haja visto que, as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos devido ao fato da pele ser um possível abrigo de diversos micróbios que podem se transferir de uma área para outra por meio de contato direto ou indireto (pele com pele ou objetos e superfícies contaminados).
A aula prática teve como objetivos: conscientizar os alunos da importância de higienizar as mãos em vários momentos do dia a dia principalmente no ambiente profissional em contato com o paciente e também não menos importante no ambiente pessoal, e demonstrar as técnicas corretas. 2. MATERIAIS E MÉTODOS
Antes de se iniciar a higienização das mãos é preciso retirar todas as jóias como anéis, pulseiras e relógios que são acumuladores de microrganismos.
As técnicas de lavagem de mãos são divididas em quatro partes, são elas: Higienização simples, higienização anti-séptica, friccção anti-séptica e anti-sépsia cirúrgica ou preparo pré-operatório.
Higienização simples É um processo simples feito com água e sabão que deve durar em torno de 40 à 60 segundos e tem como finalidade remover células mortas, oleosidade, suor e sujeiras visíveis que favorecem a permanência e propagação de microrganismos.

Relacionados

  • PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS
    43265 palavras | 174 páginas
  • Roteiro de PPRA
    31769 palavras | 128 páginas
  • 1 Queijo
    9256 palavras | 38 páginas
  • Todos
    74144 palavras | 297 páginas