Relat Rio Resistencia Compress O Do Cimento

732 palavras 3 páginas
Universidade Mogi das Cruzes
Villa Lobos
Engenharia Civil

ENSAIO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DO CIMENTO

Engenharia Civil 5ºD

São Paulo
2015

ENSAIO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DO CIMENTO

Trabalho apresentado como avaliação de ensaio de laboratório da disciplina de Materiais de Construção Civil, do curso de Engenharia Civil pela Universidade Mogi das Cruzes.
Orientador: Professor Jorge Lyra

São Paulo
2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 NORMAS TÉCNICAS PERTINENTES 3
3 MATERIAIS UTILIZADOS 3
4 PROCEDIMENTOS DO ENSAIO 4
5 VALORES OBTIDOS NOS ENSAIOS 5
5.1 Gráfico obtido de acordo com os valores do ensaio de resistência 5
6 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
ANEXOS ......................................................................................................................7 1 INTRODUÇÃO
O cálculo de uma estrutura de concreto é feito com base no projeto da obra, para saber a resistência do concreto que será utilizado na estrutura.
Portanto, a resistência do concreto à compressão é um dos dados utilizados no cálculo estrutural. Sua unidade de medida é o MPa (Mega Pascal), sendo pascal a pressão exercida por uma força de 1 newton, uniformemente distribuída sobre uma superfície plana de 1 metro quadrado de área, perpendicular à direção da força.
O objetivo do ensaio realizado em laboratório é determinar a resistência mecânica do cimento Portland a compressão, que é obtido pela ruptura dos corpos de prova através da prensa hidráulica, nessa experiência foi utilizado o cimento CPII.

2 NORMAS TÉCNICAS PERTINENTES NBR NM ISO 7500-1:2004 Versão corrigida 2004 - Esta Norma especifica a calibração das máquinas de ensaio à tração/compressão. NBR 7214:2012 - Esta Norma estabelece os requisitos para a areia, destinada à execução do ensaio de determinação da resistência à compressão de cimento Portland. NBR 9479:2006 - Esta Norma estabelece os requisitos exigíveis para câmaras úmidas e tanques para cura utilizados

Relacionados

  • Apostila de probabilidade e estatistica
    29992 palavras | 120 páginas