Relat Rio Radiobiologia

714 palavras 3 páginas
Universidade Federal de Minas Gerais
Relatório de Radiobiologia

Alunos: Matrícula:
Matrícula:
Matrícula:
Matrícula:

DATA:

INTRODUÇÃO
[99mTc] MDP ou [99mTc] Methylene Diphosphate
Radiofármaco amplamente utilizado na marcação de estruturas ósseas, por adsorção química nos cristais de hidroxiapatita nos ossos, para a verificação de osteogênese e localização de metástases ósseas em diagnósticos de imagem.

Síntese
Figura 1: Síntese de [99mTc] MDP.
A síntese de [99mTc] MDP é dada pelo uso do Cloreto de Estanho (II) para redução do Pertecnetato de sódio, Methanediylbis(phosphonic acid) [7] como complexo ligante e ácido p-aminobenzóico como agente antioxidante.
O [99mTc]-MDP apresenta rápida difusão pelos fluidos extracelulares do organismo. A sua captação é realizada pelos osteoblastos graças à presença de fosfato em sua constituição (regiões que apresentam mais atividade de osteoblastos serão destacadas na cintilografia). A principal forma de excreção desse radiofármaco é pelos rins, ocorrendo mais de 50% de eliminação após 24h em pacientes com função renal normal.
Controle de qualidade
A pureza radioquímica específica de um radiofármaco define-se pela porcentagem total da radioatividade que se encontra na forma radioquímica desejada. As possíveis causas de impurezas variam entre marcação inicial pobre, radiólise, decomposição, mudança de pH, exposição à luz ou presença de agentes oxidantes ou redutores.
Cromatografia em camada fina:
Para radiofármacos marcados com 99mTc, faz-se a avaliação da presença de impurezas químicas como o pertecnetato livre (TcO4-), que pode comprometer a qualidade da imagem em uma cintilografia, captando, além dos ossos, estômago, tireoide e orofaringe.
A forma mais comum de avaliação da pureza radioquímica em um radiofármaco é a cromatografia em camada fina. Esse procedimento é realizado com o uso de uma fita cromatográfica de alumíneo e sílica e um solvente (acetona, para detecção de

Relacionados