Relat Rio Quimica Inorganica AULA 5

1113 palavras 5 páginas
AULA 5 – TRASFORMAÇÕES FISICAS E QUIMICAS DA MATERIA
INTRODUÇÃO
As transformações de um modo geral, estão relacionadas à mudanças que podem ocorrer naturalmente ou com a influência de algum mecanismo. No caso da transformação da matéria, a mesma está sujeita a sofrer tanto mudanças físicas quanto químicas dependendo de seu estado ou composição. Na transformação física não há formação de novas substâncias, ou seja, as propriedades específicas da matéria são mantidas portanto, existe a possibilidade de usar processos físicos de separação das mesmas. Já na transformação química há formação de novos materiais, ou seja, as propriedades específicas da matéria são alteradas e não tem a possibilidade de usar processos físicos para separar as mesmas. Assim, a partir dos materiais iniciais formam-se outros materiais diferentes, porém nem sempre ocorre uma transformação química quando duas ou mais substâncias são misturadas.

CONCLUSÃO Através da experimentação prática é possível observar as transformações que envolvem reagentes com formação de produto ou não formação de produto. Há exceções em relação às transformações físicas ou químicas de substâncias que são provenientes de suas propriedades, solubilidade, espécie entre outros fatores.
Porém, quaisquer transformações apresentam um estado inicial e um estado final que indicam se a transformação sofrida foi de caráter químico ou físico, ou ambos em uma única transformação. No caso da formação de um sólido de cor diferente, mudança de cor da solução, formação de gás, variação de temperatura, desaparecimento das substâncias iniciais da transformação, produção de cheiro característico, nem sempre são evidências que indicam com clareza se houve transformação química ou física, mas de acordo com cada substância envolvida, será possível identificar a qual tipo de transformação a mesma se adapta.
MATERIAIS
- Béquer
- Espátula
- Bico de Bunsen
- Vidro de relógio
- Tela de amianto
- Pinça de madeira
- Tubos de ensaio
-

Relacionados

  • Engenharia Escola de
    21894 palavras | 88 páginas
  • Apostila Mecanica dos Solos
    19992 palavras | 80 páginas
  • Fundição
    63268 palavras | 254 páginas
  • Revista intellectus 2008
    114471 palavras | 458 páginas