Relat rio Medida de press o atrav s de man metros de coluna l quida

1262 palavras 6 páginas
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia – FAENG

José Eduardo Lima Seole
Murilo Moura Maia

Medida de pressão através de manômetros de coluna líquida

Campo Grande – MS
03/2015
Resumo

A finalidade do experimento que será realizado é a determinação da pressão que ocorre em um ponto de um conduto de duas maneiras, um manômetro diferencial em “U” e um piezômetro e posterior comparação dos valores obtidos.
Os experimentos foram realizados Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento – LENHS(UFMS) no dia vinte de março de 2015 às 14 horas.

Introdução

Pode-se entender como fluido o nome geral que é dado a líquidos e gases. O ramo da física que estuda o comportamento de substâncias fluidas em condições de repouso ou de movimento é denominado de mecânica dos fluidos.
Pressão é um dos conceitos mais importantes para desenvolver o estudo da hidrostática sendo a relação entre uma determinada força e sua área de distribuição. O termo pressão é utilizado em diversas áreas da ciência como uma grandeza escalar que mensura a ação de uma ou mais forças sobre um determinado espaço, podendo este ser líquido, gasoso ou mesmo sólido.
O instrumento mais simples na medição de pressões é o piezômetro, um tubo graduado de material transparente, aberto na extremidade superior. A pressão na superfície livre do líquido será, obviamente, a pressão atmosférica e a altura do líquido no interior do tubo será proporcional à pressão a que ele estiver submetido. Uma das grandes limitações desse instrumento é que ele não consegue medir pressões abaixo da atmosférica, nem é conveniente para a medição de pressões muito elevadas. Além disso, ele não se presta à medida da pressão de gases.
Outro instrumento que pode ser utilizado é o manômetro de coluna líquida. Este manômetro contém um tubo, no qual se coloca uma dada quantidade de líquido, ar ou outro gás. A pressão a medir é aplicada a

Relacionados