Relat rio LQA 2

2150 palavras 9 páginas
Universidade de Brasília – UnB
Laboratório de Química Analítica – Turma A
Professor: Jez William Batista Braga
Experimento 2 – Realizado em 04 de setembro de 2013.
Aluna: Nayanne David Bezerra Matrícula: 12/0039273

IDENTIFICAÇÃO DE CÁTIONS POR REAÇÕES DE PRECIPITAÇÃO

INTRODUÇÃO: A marcha analítica é um processo qualitativo que tem como objetivo a identificação e separação de íons. A análise da solução é feita utilizando como base o produto de solubilidade dos íons, e observando a formação (ou não) de precipitado. Para que a marcha seja bem sucedida, e a composição da solução seja determinada, é necessário conhecer individualmente as reações entre cada cátion e as soluções que serão utilizadas na análise. A primeira parte desse experimento é realizada para que os resultados da marcha analítica possam ser corretamente compreendidos, pois revela as interações entre os íons a serem analisados e as soluções. A importância da marcha analítica em campo é justificável por ser um processo relativamente simples e viável economicamente. Se feito de maneira correta, pode revelar com precisão a composição química de várias substâncias ou soluções.
MATERIAIS E MÉTODOS: No tópico 1.2, item b do roteiro, referente à marcha analítica, alterou-se o tempo de aquecimento da mistura reacional para 2 minutos, e não 5 minutos como previsto anteriormente. Para tal a temperatura da água do banho-maria foi modificada para 70ºC.
RESULTADOS E DISCUSSÕES: A tabela abaixo simplifica os resultados observados na primeira parte do experimento, com foco na existência ou não de precipitado.

Tabela 1 - Resultados do experimento de precipitação.
Etapa
Reagentes
Mg2+
Ca2+
Sr2+
Ba2+ a NaOH
PPT
PPT
PPT
N a NaOH + NH4Cl
DIS
DIS
DIS
N b (NH4)2CO3
N
PPT
PPT
PPT b (NH4)2CO3 + HAc
N
DIS
DIS
DIS b (NH4)2CO3 + NH4Cl
N
PPT
PPT
PPT c K2Cr2O7
N
N
N
PPT c K2Cr2O7 + HCl
N
N
N
DIS d (NH4)2SO4
N
N
PPT
PPT d (NH4)2SO4 + HCl
N
N
N
N e (NH4)2C2O4
N
PPT
PPT
PPT e (NH4)2C2O4 + HCl
N
DIS

Relacionados

  • monografia
    70865 palavras | 284 páginas