RELAT RIO DE ESTAGIO FQ E CG Aline Cristine

7808 palavras 32 páginas
1. INTRODUÇÃO

Óleos minerais isolantes são determinados tipos de óleos básicos extraídos do petróleo, com tratamento específico e destinados à utilização em transformadores, chaves elétricas, reatores, dijuntores, religadores, etc. Num equipamento elétrico, o óleo é usado simultaneamente como isolante e refrigerante. Para isolar, o óleo deve ser isento de umidade e de contaminantes e para resfriar deve possuir baixa viscosidade e baixo ponto de fluidez para facilitar sua circulação.
O desempenho confiável de um óleo mineral isolante num sistema de isolamento depende de certas características básicas do óleo que podem afetar o desempenho geral do equipamento elétrico. De acordo com a NBR 10576 [1], no sentido de atender satisfatoriamente seu papel múltiplo de dielétrico, agente de transferência de calor e extinção de arco o óleo isolante deve possuir certas propriedades básicas, tais como rigidez dielétrica suficiente para suportar as tensões elétricas impostas pelo serviço, viscosidade adequada para que sua capacidade de circular e transferir calor não seja prejudicada, propriedades adequadas às condições climáticas esperadas no local de instalação e resistência à oxidação adequada, para assegurar uma vida útil satisfatória.
O óleo mineral isolante em serviço está sujeito à deterioração devido às condições de uso. Ele é submetido a reações de oxidação devido à presença de metais e/ou compostos metálicos, que agem como catalisadores. Como consequência, podem ocorrer mudança de cor, formação de compostos ácidos e, num estagio avançado da oxidação, precipitação de borra, que podem prejudicar as propriedades elétricas.
Além dos produtos de oxidação, outros contaminantes, tais como água, partículas sólidas e compostos polares solúveis em óleo, podem se acumular no óleo durante o serviço e alterar suas propriedades. A deterioração de outros materiais que possam interferir no funcionamento adequado do equipamento elétrico e diminuir sua vida útil pode também ser

Relacionados