Relat rio de aula prática- Autoclave

1949 palavras 8 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO
CAMPUS CATU

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
ESTERILIZAÇÃO COM AUTOCLAVE

Alunos: Ariadne Araújo, Brenda Camila, Caroline Neves e Canísia Fires.

Profª. Solane
Disciplina: Microbiologia Geral

CATU – BA
2014
1. INTRODUÇÃO

Esterilização é um termo absoluto, que implica na inativação total de todos os microrganismos quanto à capacidade reprodutiva, mas que não significa necessariamente a destruição de todas suas enzimas, de seus produtos metabólicos, toxinas, etc. (MOURA, 1999) [1].
Inventado pelo auxiliar de Louis Pasteur e o inventor Charles Chamberland, a esterilização pode ser obtida através da aplicação do calor úmido ou seco, da irradiação com raios gama ou X, de certos compostos químicos em solução ou em vapor e da filtração. A esterilização pelo calor úmido envolve a desnaturação proteica, a coagulação de proteínas e de enzimas, bem como a fusão de lipídeos da membrana celular. Pelo calor seco a morte é principalmente um processo de oxidação, havendo necessidade do emprego de temperaturas mais elevadas (MOURA, 1999) [1].
O processo de esterilização por calor úmido, na forma de vapor saturado sob pressão, é considerado por vários autores, o mais seguro, rápido, eficiente e econômico disponível para instrumentos termorresistentes. Desta forma, a esterilização por estufas somente é indicada quando a esterilização em autoclaves é impossibilitada pela natureza do artigo, isto é, quando sofrem dano em presença de umidade ou quando são impermeáveis, como pós e óleos [2]. A autoclave é um aparelho muito utilizado em laboratórios de pesquisas e hospitais para a esterilização de materiais. O processo de autoclavagem consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor de água em temperatura elevada, por um período de tempo suficiente para matar todos os microrganismos [3]. A autoclave é formada por um cilindro metálico resistente, vertical ou horizontal, onde geralmente fica a

Relacionados

  • comvurso publico
    10697 palavras | 43 páginas