RELAT RIO DE AN LISE METALOGRÁFICA

1167 palavras 5 páginas
Universidade Federal de Viçosa,
Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Viçosa – Minas Gerais – Brasil
21 de novembro de 2014 www.ufv.br RELATÓRIO DE ANÁLISE METALOGRÁFICA
Samuel Henrique Soares Gomes, samuel.gomes@ufv.br;
Ronaldo Carlos da Silva, ronaldo.carlos@ufv.br;
Robson Eduardo, robson.assis@ufv.br;
Universidade Federal de Viçosa
Resumo: Em nossas aulas práticas de Ciências dos materiais, analisamos uma peça de metal, para descobrir de qual liga metálica se tratava. Durante as aulas realizamos diversos processos para análise da peça, primeiro cortamos uma amostra, depois essa amostra passou pelos processos de embutimento em baquelite, lixamento, polimento, ataque químico e análise de microscopia ótica. Portanto chegamos à conclusão de que nossa amostra se trata de um liga de ferro cinzento, grafita tipo B.
Palavras-chave: Ferro fundido, metalografia, grafita.

1 - INTRODUÇÃO

A metalografia caracteriza- se por ser um dos ramos da metalurgia que estuda a constituição dos metais e suas ligas, e como as propriedades mecânicas desses materiais são afetadas quando submetidas à variações de algumas grandezas físicas tais como temperatura, pressão e aplicação de forças de tração.
Assim sendo, torna se fundamental um estudo a respeito da influencia dos processos físicos e químicos na microestrutura de um determinado material, com o objetivo de evitar falhas mecânicas por parte deste material, e a metalografia é de extrema importância para tal finalidade.
O processo metalografico, feito por meio do microscópio óptico de reflexão é um dos mais precisos para se estudar a microestrutura dos metais, pois através deste equipamento é permitido aumentar de maneira considerável a região do corpo de prova em estudo e assim fazer análises e conclusões importantes.
A análise cuidadosa de um material através deste processo permite o conhecimento de algumas de suas qualidades, de sua composição química, assim como das condições de uso deste material se ele estava em

Relacionados