Relat Rio Acopamec II

1133 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL.

MATILDE SILVA, TATIANA ARAÚJO SANTANA.

RELATÓRIO DE VISITA INSTITUCIONAL

Salvador
2013

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

MATILDE SILVA, TATIANA ARAÚJO.

ACOPAMEC

Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina de ACI II, da UNIFACS sob acompanhamento da Prof.ª Valdineide Baraúna Resende Sá Barreto e da Tutora Deysiene Silva.

Salvador
2013
RELATÓRIO DE VISITA INSTITUCIONAL Aos oito dias do mês março do ano de dois mil e treze, foi realizada uma visita institucional na Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (Acopamec), situada no bairro de Mata Escura, na cidade de Salvador. Esta entrevista foi realizada pelas discentes do curso de Serviço Social da Unifacs, Matilde Silva e Tatiana Araújo, cujo objetivo era conhecer a instituição e o trabalho realizado pela Assistente Social Nivea Sacramento, que é responsável pela Casa Lar, que é um anexo da instituição e onde são abrigadas crianças e adolescentes do sexo feminino, em situação de risco social e familiar.
A Acopamec é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos, que atende as crianças, e adolescentes da comunidade.
A Instituição foi fundada em outubro de mil novecentos e noventa, pelo Padre Miguel, de origem Belga. O processo de construção da ONG se deu por conta de uma ajuda financeira muito importante que foi a do Papa João Paulo II, que na época veio ao Brasil receber um premio, e doou parte desse premio para a compra do terreno onde hoje funciona a Instituição, que antes funcionava no final de linha desse mesmo bairro, em um espaço bem menor.
A mesma possui uma creche que atende as crianças da comunidade, um prédio anexo que está emprestado ao Estado onde funciona uma escola e seis Casas Lar, sendo três em Mata Escura, duas próximas a Lagoa do Abaeté e uma em Itapuã, cada uma composta de três quartos

Relacionados