Relat rio 7 mdias

2047 palavras 9 páginas
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO_UNDB
CURSO: Engenharia de Produção 3º Período
DISCIPLINA: Física Experimental 1

RELATÓRIO 07
FORÇAS COLINEARES DE MESMO SENTIDO E DE SENTIDO INVERSO, A COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE FORÇAS COPLANARES CONCORRENTES QUE FORMAM 120º ENTRE SI E A COMPOSIÇÃO E DECOMPOSIÇÃO DE DUAS FORÇAS CONCORRENTES QUE FORMAM 90º E 60º ENTRE SI.

Aluna: Maridalva dias
Prof Doutor: Éden Santos

São Luís – 2015
1 INTRODUÇÃO
Forças são definidas como grandezas vetoriais em Física. Com efeito, uma força tem módulo, direção e sentido e obedecem as leis de soma, subtração e multiplicação vetoriais da Álgebra. Este é um conceito de extrema valia, pois comumente o movimento ou comportamento de um corpo pode ser estudado em função da somatória vetorial das forças atuantes sobre ele, e não de cada uma individualmente. Por outro lado, uma determinada força pode também ser decomposta em subvetores, segundo as regras da Álgebra, de modo a melhor analisar determinado comportamento.
Advém da compreensão da força como uma grandeza vetorial a definição da Primeira Lei de Newton. Esta lei postula que: “Considerando um corpo no qual não atue nenhuma força resultante, este corpo manterá seu estado de movimento: se estiver em repouso, permanecerá em repouso; se estiver em movimento com velocidade constante, continuará neste estado de movimento”.
Assim, pode-se de fato aplicar várias forças a um corpo, mas se a resultante vetorial destas for nula, o corpo agirá como se nenhuma força estivesse sendo aplicada a ele. Este é o estado comum de "equilíbrio" da quase totalidade dos corpos no cotidiano, já que sempre há, na proximidade da Terra, a força da gravidade ou peso atuando sobre todos os corpos. Um livro deitado sobre uma mesa está na verdade sofrendo a ação de pelo menos duas forças, que se equilibram ou anulam e dão-lhe a aparência de estar parado. (Fonte: Composição e Decomposição de Forças.Disponível

Relacionados

  • estagio supervisionado
    25318 palavras | 102 páginas
  • historia da psicologia
    220135 palavras | 881 páginas
  • Bíblia de Jerusalém
    789033 palavras | 3157 páginas