Relacoes internacionais e sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relações Internacionais e Sustentabilidade






RESUMO

A busca por sustentabilidade nos mais diversos departamentos têm se tornado cada vez mais evidente. Ter padrões de sustentabilidade tanto no setor público quanto no privado é muito importante para a imagem da corporação, bem como para o futuro do planeta que estamos deixando para as futuras gerações. O artigo trará informações dasrelações internacionais que estão ocorrendo para que a sustentabilidade seja algo presente em todos os locais do mundo por intermédio de acordos e normas realizadas em reuniões e comitês internacionais.

Palavras-chave: sustentabilidade, relações internacionais, políticas internacionais.





Os primeiros conceitos sobre sustentabilidade tiveram sua gênese em reuniões das Nações Unidas,onde foram debatidos assuntos como degradação ambiental, poluição e consumo desenfreado de recursos naturais. A popularidade do conceito de sustentabilidade se espalhou rapidamente, mas as ações realizadas são muito humildes. Diversos tratados internacionais foram construídos para que tal conceito, definitivamente seja efetivado, e que, as empresas, adeqüem-se corretamente a padrões de qualidade naexploração e utilização dos recursos naturais.
A adoção formal por parte da ONU do conceito de desenvolvimento sustentável parte da criação em 1972 da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (WCED), que em 1987 publicou um relatório intitulado "Nosso futuro comum", também conhecido como o relatório Brundtland. Esse relatório indicou a pobreza nos países do sul e o consumismoextremo dos países do norte, como as causas fundamentais da insustentabilidade do desenvolvimento e das crises ambientais. A comissão recomendou a convocação de uma conferência sobre esses temas.
O desenvolvimento da Agenda 21 começou em 23 de dezembro de 1989, com a aprovação em Assembléia Extraordinária das Nações Unidas, uma Conferência sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento como forarecomendado pelo relatório Brundtland, e com a elaboração de esboços do programa, que, como todos os acordos dos estados-membros da ONU, sofreram um complexo processo de revisão, consulta e negociação, culminando com a Segunda Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida como Rio-92 ou Eco-92, entre 3 e 14 de junho de 1992 no Rio de Janeiro, onde representantes de179 governos aceitaram adotar o programa.Na ocasião do evento, a Agenda 21 teve um estreito acompanhamento a partir do qual foram feitos ajustes e revisões.

Primeiramente, na Conferência Rio+5, entre os dias 23 e 27 de junho de 1997 na sede da ONU, em Nova Iorque, em seguida, com a adoção de uma agenda complementária denominada Metas do Desenvolvimento do Milênio (Millenium Development Goals),com ênfase particular nas políticas de globalização e na erradicação da pobreza e da fome, adotadas por 199 países na 55ª Assembléia da ONU, que ocorreu em Nova Iorque entre os dias 6 e 8 de setembro de 2000. A mais recente, a Cúpula de Johannesburgo, na cidade sul-africana, foi sediada entre 26 de agosto a 4 de setembro de 2002. Na cidade de Brasília, DF, foi originada mais uma AGENDA 21, estetermo, contou com a assinatura de 179 países.
A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, propõe formas de cooperação internacional para orientar as políticas de ações necessárias para uma maior compreensão dos problemas existentes bem como a execução de ações práticas a serem desenvolvidas por governos, empresas e indivíduos.
Foi criada uma nova declaração universal sobre aproteção ambiental e o desenvolvimento sustentável. Neste documento, foi proposto integrar conservação do meio ambiente com progresso econômico, porém, para alcançar estes objetivos, tora-se necessário a adoção de algumas medidas por parte dos governos, tais como:
-Limitar o crescimento populacional;

-Garantir alimentação em longo prazo;

-Preservação da biodiversidade e dos ecossistemas;...
tracking img