Relacoes familiares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA – CESAP

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Trabalho de Didática do Ensino Superior apresentado a Faculdade de Educação – FDE, pela aluna

2011

RELAÇÕES FAMILIARES

A célula fundamental na formação e desenvolvimento do ser humano é, sem dúvida, a família.
Apesar disso, podemos observar que nos últimos anos, mais precisamente, naúltima década, a instituição da família sofreu uma violenta carga de desintegração.
Os motivos podem ser vários como: o fato de vivermos numa sociedade capitalista onde tempo é dinheiro, e obviamente em função dos tipos de personalidades em si, desencadeadas pelo reflexo de uma sociedade conturbada.
Em virtude de uma série de problemas, normalmente de ordem material ou afetiva, a família já não éo exemplo de solidez de convivência mútua entre duas pessoas ou mais.
O ser humano nasceu para viver socialmente, para constituir família e assim dar continuidade aos laços de parentesco. Este é o principio básico da existência humana.
Na Idade Média, no início dos tempos modernos, assim que as crianças fossem capazes de dispensar a ajuda das mães e amas, após um período de desmame tardio,aproximadamente aos sete anos de idade, as crianças se misturavam com os adultos, participando com seus amigos jovens ou velhos dos trabalhos e jogos de todos os dias. O movimento de vida coletiva arrastava numa mesma torrente as idades e as condições sociais, não deixando espaço para a solidão e a intimidade.
A vida no passado até o século XVII, era vivida em público. Na realidade não existianenhuma intimidade, as pessoas viviam misturadas umas com as outras, senhores e criados, crianças e adultos, em casas permanentemente abertas às indiscrições dos visitantes.
Foi a partir do século XVIII, que a família começou a desenvolver o sentimento de individualidade e intimidade.
A família dos tempos modernos tornou-se uma sociedade fechada onde seus membros gostam de permanecer reunidos.
Apartir do século XVIII, as pessoas começaram a se defender contra uma sociedade cujo convívio constante até então havia sido a fonte da educação, da reputação e da fortuna. Daí em diante um movimento social iniciaria a diferenciação entre senhores e criados, grandes e pequenos, amigos ou clientes. A vida profissional e a vida familiar tornaram-se responsáveis pelo afastamento dessa outraatividade constituída pelas relações sociais.
Atualmente os membros de uma família se unem pelo sentimento, o costume e o gênero de vida.
Até os dias de hoje, o que melhor correspondeu às necessidades básicas de um indivíduo foi sempre a estrutura familiar, firmada no amor e na harmonia.
É fato que estamos caminhando para uma série de mudanças na estrutura familiar, porém espero também que ofundamental permaneça sempre para continuar formando homens e mulheres, com personalidade e individualidade em conjunto, indivíduos que sejam capazes de amar, e respeitar o próximo como seu semelhante.
As relações familiares sempre foram um importante ponto de questionamento de diferentes culturas. Com o aumento da expectativa de vida da população, com a redução do âmbito familiar e com as crescentesdemandas de trabalho e sobrevivência estas questões estão cada vez mais atuais.
Em uma pesquisa realizada nos EUA, citada em palestra proferida por Ronald Green, durante o III Congresso Brasileiro de Bioética, foi perguntado para uma amostra de adultos norte-americanos sobre a opção entre manter os familiares velhos em casa recebendo uma complementação de renda por esta tarefa ou mantê-los eminstituições, com acréscimo de impostos, para gerar os recursos necessários. A opção mais freqüente foi a segunda, a de institucionalizar mesmo com o acréscimo de custos gerados por impostos. Nancy S. Jecker  propõe que a maioria das pessoas concorda que os pais tem deveres especiais para com seus filhos, mas existem opiniões variada sobre se os filhos adultos tem deveres para com seus pais que...
tracking img