- Relacione o principio da liberdade e o trabalho do assistente social. - explique o significado da frase. “trabalho é a base ontológica primaria da vida social”. - o que significa dizer que “a moral é a mediação entre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Serviço Social baseado no pensamento de Mary Richmond poderia ser definido como a “a arte de ajudar às pessoas a ajudarem a si mesmas”. Sendo assim, o maior benefício que o profissional poderiatrazer ao usuário seria a consciência de que é possível “reformar-se” e “aperfeiçoar-se”. Cabe ao assistente social a tarefa de mostrar ao “usuário” novos rumos e perspectivas, mostrar a capacidade queele tem de progredir, mas sempre deixando que ele tome suas próprias decisões.
Cabe ao Assistente Social, na sua relação com os usuários, fazer com que exerçam seus direitos, lutando para queobtenham o máximo de satisfação, mas expandindo esses limites naquilo que eles têm de melhor. Diante disso, a atuação do Assistente Social será no sentido de procurar perceber aquilo que não pode mudar, mascom a preocupação de lutar por aquilo que é possível transformar, tendo sempre como fundamento para essa ação, o valor da dignidade humana.
O trabalho é o fundamento ontológico-social do ser social;é ele que permite o desenvolvimento de mediações que instituem o diferencial do ser social em relação a outros seres da natureza. Essas mediações, capacidades essenciais, são conquistadas no processohistórico de sua autoconstrução pelo trabalho. A vida social se constitui a partir de várias formas, cuja base ontológica primária é conquistada pela produtividade do seu trabalho.
A moral comomediadora das relações sociais origina-se do desenvolvimento da sociabilidade; responde à necessidade prática de estabelecimento de determinadas normas e deveres, tendo em vista a socialização e aconvivência social. Possibilita que os indivíduos adquiriam um senso moral.
O senso moral ou moralidade é uma medida para julgar se os indivíduos estão socializados. Por isso, a moral tem uma funçãointegradora. Estabelece uma mediação de valor entre o indivíduo e a sociedade; entre ele e os outros, entre sua consciência e sua prática.
Considerada em seus fundamentos ontológicos, a moral é parte da...
tracking img