Biologia virus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões - Vírus
➜ 1- A definição de Vírus
➜ 2- Na sua opinião, eles são seres vivos ?
➜ 3- Podem ser utilizados em processos biotecnológicos ? Se sim ,qual(is)?

Respostas :
1- Apalavra vírus significa fluído venenoso. Vírus parasita obrigatório do interior celular; também é uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. São seres que nãopossuem organização celular (acelulares) não contendo também metabolismo.
Eles possuem apenas um tipo de material genético: DNA ou RNA e alguns podem possuir enzimas, por exemplo o HIV. Apesar dedependerem das células para sua multiplicação, não são constituídos por elas - em muitos casos os vírus modificam o metabolismo da célula na qual está habitado , podendo leva-la a degeneração emorte.
Quando estão fora de sua célula hospedeira não tem nenhuma atividade metabólica: não podem captar nutrientes, realizar alguma atividade Biosintética ou utilizar energia.
Seu crescimento édiferente do crescimento celular. No celular elas crescem, duplicam o seu conteúdo dividindo-se então em duas células-filhas, já os vírus invadem células causando a dissociação dos componentes dapartícula viral.
Estes contém grande importância por causarem doenças tanto na espécie humano, quanto em animais.

2- Mesmo com pesquisas de fontes variadas , a conclusão chega é que no meiocientifico esta questão - do vírus ser um ser vivo ou não - é frequentemente discutida e basicamente "indefinida", pois apesar de ser um organismo muito simples, ele se reproduz, mas depende de umacélula para isto.
Contudo na minha opinião um vírus pode sim ser considerado um ser vivo, mesmo sendo tão simples, pois apesar de tudo ele ainda se multiplica/reproduz.

3- Sim , podem e sãoutilizados em processos biotecnológicos como por exemplo para o controle biológico de pragas, interesses para vacina e são muito importantes para o estudo de genéricos .

Bibliografia:
-...
tracking img