Relacionamentos com a sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Relacionamento com a sociedade, clientes alvos de uma empresa
Segundo os autores SAWHNEY e KOTLER, a Era Industrial foi uma época do que eles chamam de “assimetria de informações” (p. 421), emque a troca de informações entre empresas e clientes era iniciada e controlada pelos profissionais de marketing.
SAWHNEY e KOTLER (2001, p.421) chamam a Era da Informação de “Era da Democracia daInformação”, um momento em que a informação está se tornando onipresente e barata e os clientes estão obtendo informação de muito melhor qualidade sobre os profissionais de marketing e sobre aconcorrência. A informação, sob a ótica dos dois autores, passa a ocupar importância ímpar no marketing, já que eles a percebem como a responsável por “virar a balança do poder a favor dos clientes” (p.421).
Osautores vão mais longe, ao apresentarem uma metáfora para ilustrar suas idéias. Trata-se da metáfora do caçador para o jardineiro, em que, diferentemente da mentalidade do marketing da Era Industrial,o cliente era visto como a caça e o profissional de marketing como o caçador que atuava na selva do mercado. Nesse contexto, ele tinha que examinar a selva (pesquisa de mercado), definir a presa quedesejava capturar (o cliente-alvo), estudar os hábitos e o habitat da presa (comportamento do consumidor), montar suas armadilhas para atrair a presa (propaganda, mala direta, promoções de vendas etodo o aparato de comunicação) e aprisionar sua presa de modo que ela não conseguisse escapar (retenção do cliente e marketing de relacionamento). Com a Era da Democracia da Informação, que é como(SAWHNEY e KOTLER, 2001) se referem à Era da Informação, em vez de se pensar no marketing como caça aos clientes, há que pensar nele como um cultivo de relacionamentos com clientes e com profissionaiscomplementadores.
Segundo (KOTLER, 2007) as organizações devem precaver-se para não entrarem em conflito com os seus próprios interesses, dos clientes e sociedade. Ambos interesses podem se esbarrar,...
tracking img