Geometria analítica e vetorial: concepções sobre seu ensino no curso de licenciatura plena em matemática da unir no campus de ji-paraná-ro.

1740 palavras 7 páginas
GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORIAL: Concepções Sobre Seu Ensino No Curso De Licenciatura Plena Em Matemática Da UNIR No Campus De Ji-Paraná-Ro.
DALLABRIDA, Franciele
SILVA, Ariveltom Cosme da
UNIR/DME/Ji-Paraná
franciele_dallabrida@hotmail.com ariveltom@superig.com.br

Resumo: O intuito desse trabalho, que se remete a um projeto de pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso, tem como objetivo investigar e analisar quais são as concepções dos professores de Matemática sobre o processo de ensino-aprendizagem de Geometria Analítica e Vetorial no contexto específico da formação inicial. Nessa perspectiva, nossos objetivos específicos são: analisar qual a importância atribuída pelos professores ao ensino desta disciplina; verificar se o tratamento vetorial é utilizado como articulação para um ensino de Geometria Analítica muito mais simples e ligada à realidade tecnológica dos dias atuais; elucidar se a magnitude de sua aplicação no cotidiano de fato contribui para a formação do professor; investigar quais os recursos didáticos e metodológicos utilizados no ensino da mesma e averiguar se existem tecnologias que auxiliam esse estudo. Para a realização dessa pesquisa tomaremos como metodologia a pesquisa qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas com professores do Departamento de Matemática e Estatística- DME que estejam atuando no Município de Ji-Paraná/RO e que estejam lecionando esta disciplina na Universidade. Na estruturação do nosso referencial teóricos nos basearemos em alguns autores como Allendoerfer (1969), Bicudo (2003), Duval (1995), Eves (1995), Fischbein (1987), Granger (1974), Mariotti (1999), e outros. Como nosso trabalho se encontrar em fase de elaboração esperamos que o resultado da nossa pesquisa não apenas seja capaz de responder aos questionamentos da problemática como contribua com as averiguações envolvendo a área de estudo.

Palavras-chave: Geometria Analítica e Vetorial, Concepções de

Relacionados

  • 3640 13106 1 PB
    140260 palavras | 562 páginas