Relacionamentos afetivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELACIONAMENTOS AFETIVOS

* Na adolescência as relações passam a ser mais fluídas, breves, instantâneas, diversificadas e instáveis a partir da aceleração do tempo.

“FICAR” ou “PEGAR”
* O “ficar” é para uma realização dos desejos imediatos, um desdobramento da paquera, sendo um jogo erótico realizado a partir das formas básicas e preliminares de relacionamento afetivo e sexual entre osadolescentes, onde exercitam suas competências sexuais, sua personalidade, sua auto-estima e vão adquirindo experiências.
* O "ficar" é um relacionamento eventual, com algum tipo de envolvimento físico. O grau de envolvimento pode ir de uma simples troca de beijos e abraços até uma relação sexual.
* O pegar seria definido como um ato espontâneo, não repetível, sem compromisso e no qual ointeressa físico predomina, quer pela beleza ou pela sensualidade.
* Os aspectos enfatizados, nestes tipos de relacionamento são: a instabilidade, a eventualidade e o não compromisso com os parceiros. Assim, há espaço para uma intimidade, mas mantém-se, ao mesmo tempo, um relativo afastamento.
* Embora a prática do "ficar" seja corrente ainda causa certo impacto por ter, de certa forma,modificado a seqüência linear que partia de um primeiro envolvimento afetivo ao físico, até o comprometimento de um casamento.
* O “ficar” pode ocorrer tanto partindo de um desejo claro e explícito de um ou de ambos, como impulsivamente, como descarga, como uma vontade superficial, muitas vezes incentivada por amigos em situações específicas.
* Pode acontecer sem uma vontade anterior, porinsistência de outros, e nunca mais as duas pessoas terem qualquer tipo de contato ou relação. Desta forma, o que importa é o momento, e não as conseqüências dele, sendo que a ação tem papel fundamental neste código de relacionamento cuja falta de compromisso é um incentivo para um maior desembaraço na tentativa de conquistar outra pessoa.
* A transitoriedade do relacionamento configura o “ficar” commais de uma pessoa em apenas uma noite como algo normal, não seria visto como uma transgressão.
* No “ficar”, percebe-se que é permitido, tanto aos homens como às mulheres, a tomada da iniciativa, apesar de não haver um consenso em relação à atitude mais ativa por parte da mulher, considerada por muitos um ato vulgar.
* Funciona como uma espécie de “teste”, para que se conheça a outrapessoa, verificando-se se há afinidade, se é possível desenvolver um sentimento de amor, para, então, poder vir a namorar.
* Parece-nos que os jovens desejam se envolver afetivamente, ansiando por relações “verdadeiras”, das quais buscam certificar-se através do “ficar”, que seria uma forma de evitar uma decepção futura.
* A adolescência é uma época em que a insegurança se faz presente de formamarcante, e o indivíduo busca experimentarem, ensaiar, testar, para que não se frustre facilmente.

NAMORO
* O namoro é uma etapa importante e necessária no desenvolvimento do ser humano.
* A paixão experimentada pelos namorados produz energia e entusiasmo pela vida, contribuindo, inclusive, para a formação da personalidade.
* A possibilidade de dar e receber amor alimenta aauto-estima, conduzindo os jovens ao equilíbrio emocional.
* O namoro é um momento de experimentação, de treino, durante o qual o adolescente passa da fase da infância, quando recebe passivamente o afeto, à fase adulta do envolvimento afetivo-sexual.
* Idade exata para se iniciar um relacionamento não existe. O ideal é que, no próprio contexto familiar, se aprenda a respeitar o outro, a tolerar asdiferenças, a valorizar a vida e as pessoas.
* O namoro pressupõe a exigência de permanência, de consistência na relação, compromisso formal frente à família e o grupo social, e logo de maturidade.

* Enfim, o dilema e os sofrimentos do romance ou do “ficar” sempre estão existentes dentro dos adolescentes que querem sempre buscar o preenchimento total de seus desejos, e ao se deparar com...
tracking img