Relacionamento com empregados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conteúdo
1.Introdução 2
2.Estilos de administração 3
3.Relações com Empregados 5
3.1. Programa de assistência ao empregado - PAE 6
3.2. Funcionários Problemáticos 6
4.Disciplina 7
4.1. Fatores Relacionados com a Disciplina 7
4.2. Procedimento de disciplina 7
4.3. Disciplina progressiva 9
4.4.Disciplina positiva 9
5.Gestão de conflitos 10
5.1.O Conflito 11
5.2.Níveis deconflitos 11
5.3. Tipos de conflitos 12
5.4. Áreas de conflitos 13
5.5. Resolução de Conflitos 14
Conclusão 15
Referências 16

1.Introdução
Este trabalho visa realçar a relevância dos estilos de administração, sistema de administração de pessoas, relações com empregados, disciplina e gestão de conflitos na época atual, cujas implicações apresentam são vastas, seja para funcionários eseus familiares, seja para as empresas e seus fornecedores, seja para clientes etc. Os conflitos existem desde o surgimento do homem e, ainda, é um fato que ocorre com muita freqüência em nosso cotidiano e, muitas vezes, não são abordados de forma profissional. Assim, para podermos superar os obstáculos profissionais, faz-se necessário o emprego de alguns procedimentos que visem a facilitar aadministração de tais conflitos.

2.Estilos de administração
A administração das empresas está fortemente marcada pela maneira com que os administradores estão gerindo seus subordinados, pois por meio do comportamento das pessoas se pode determinar quais as formas que irão utilizar para administrar suas atividades e obter seus resultados.
Segundo McGregor, a maneira de pensar dos gerentesinfluencia significativamente do comportamento das pessoas com quem convivem. Por isso, convêm que eles conheçam suas características pessoais, especialmente suas ambições profissionais, antes de tentar motivar seus subordinados. Seguindo esta linha de raciocínio, o relacionamento entre a organização e as pessoas que nela trabalham torna-se um aspecto primordial, as teorias X e Y apresentam certasconvicções sobre a maneira pela qual as pessoas se comportam dentro das organizações.
Teoria X – abordagem tradicional.
O gerente admite que:
- se não controla diretamente, a equipe não produz;
- às vezes é preciso repreender ou mesmo demitir um funcionário para ensinar os demais;
- para manter o comando é preciso distanciar-se um pouco da equipe;
- a maioria dos empregados não tem ambição e precisade um empurrão;
- as decisões mais importantes devem ser tomadas por ele, sem a participação dos empregados.
Teoria Y – abordagem moderna.
O gerente admite que:
- qualquer pessoal pode ser criativa, desde que devidamente estimulada;
- de modo geral, os empregados são merecedores de sua confiança;
- em algumas ocasiões seus subordinados podem conduzir as reuniões;
- seus empregados sãocapazes de se autocontrolarem;
- sob condições favoráveis, as pessoas gostam de trabalhar.
Sistema de administração das pessoas
Para analisar e comparar as maneiras pelas quais as organizações administram seus participantes, Likert adotou um interessante modelo comparativo ao qual deu um nome de sistema de administração. A ação administrativa pode assumir diferentes características dependendo decertas condições internas e externas da empresa. Isso significa que ação administrativa nunca é igual em todas as empresas, pois varia de acordo com um infindável numero de variáveis. Para Likert, não existem políticas de administração validas para todas as situações e ocasiões possíveis. Na realidade, o modelo de Likert é composto de quatro alternativas de sistemas administrativos avaliados emfunção de certas variáveis comparativas, como o processo de tomada de decisões, as comunicações, os sistemas de interação e influenciarão entre os participantes, a fixação dos objetivos, o controle organizacional sobre o desempenho, o relacionamento interpessoal, os sistemas de recompensas e de punições formando um perfil organizacional que pode caracterizar cada empresa. Para simplificar a...
tracking img