Redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História
O modelo de entidades e relacionamentos é um modelo conceitual onde descrevemos o nosso banco de dados. Representamos esse modelo por um diagrama de Entidade e Relacionamento (ER). No diagrama ER, utilizamos símbolos gráficos para representar os requisitos dos usuários.
Antes de falar sobre os conceitos, vamos conhecer a história do Modelo de Entidade e Relacionamento. Tudo começouquando o Dr. Peter Chen em 1976 propôs o modelo Entidade-Relacionamento (ER) para projetos de banco de dados. Isso deu uma nova e importante percepção dos conceitos de modelos de dados. O modelo ER proposto pelo Dr. Peter possibilitava ao projetista concentrar-se apenas na utilização dos dados sem se preocupar com estrutura lógica de tabelas (DEVMEDIA,2010). Por esse motivo, o modelo ER é utilizadopelo projeto conceitual para modelar os conceitos do bando de dados de forma independente de SGDB (como mostra a Figura 1).


Figura 1 -Principais fases do projeto de um banco de dados
Fonte: Elmasri e Navathe (2005).
Conceitos básicos
Vimos a introdução e a historia de Modelo de Entidade e Relacionamento, agora, vamos entender seus conceitos e a simbologia utilizada para descreverdiagramas de ER. O diagrama ER é a forma pela qual um projetista de banco de dados descreve os requisitos levantados para os clientes. Por esse motivo, é importante aprender os conceitos do Modelo ER e aprender como modelar tais conceitos utilizando-se diagramas ER.
Entidade
O primeiro conceito do Modelo Entidade-Relacionamento é o conceito de entidade. Mas, o que é uma Entidade? É algo que possuiexistência distinta e separada, real ou imaginária. Ou seja, uma entidade é um objeto no mundo real que pode ser identificado de forma única em relação aos outros objetos.
Por exemplo, suponha que uma empresa hipotética chamada XPT pede para você desenvolver um software para gerenciar seus funcionários. Durante a fase de entrevistas, você irá perguntar o que a empresa deseja armazenar. Uma possívelresposta da empresa será: informações sobre empregados, seus dependentes, o departamento de cada empregado etc. Por tal resposta, podemos identificar algumas entidades no nosso modelo ER como: Empregado, Departamento e Dependente. Os exemplos e as figuras mostradas nesta aula sobre um sistema de controle de empresa foram adaptados de (ELMASRI; NAVATHE, 2005).
Depois de identificar taisentidades, é necessário modelá-las no diagrama ER. Para tanto, devemos desenhar retângulos e escrever o nome da entidade no centro deles, como mostrado na Figura 2. Nesta figura, temos um exemplo de duas entidades: Empregado e Departamento.

Figura 2 - Entidades representadas por Retângulos no diagrama ER
Atributo
Note que, até o momento, as entidades não guardam informação alguma. Elas apenasrepresentam um objeto existente no cenário da empresa. Para guardar informação, devemos definir os atributos das entidades. Dessa forma, atributos são propriedades particulares que descrevem cada entidade.
Para explicar melhor o que são atributos, vamos voltar ao exemplo da empresa hipotética XPT. Para saber quais são os atributos de uma entidade, você deve perguntar a empresa que informações aempresa precisa guardar sobre seus empregados. Uma possível resposta seria: Matricula, Nome, Sexo, Endereço, Salário, Data de Nascimento etc. Essas informações guardadas pela empresa sobre os empregados são os atributos da entidade Empregado.
No diagrama ER, um atributo é representado por uma elipse que possui escrito no seu centro o nome do atributo e é ligado à entidade através de uma linha. AFigura 3 ilustra um exemplo da entidade Empregado e seus atributos: Matricula, Nome, Sexo, Endereço e Salário.

Figura 3 - Atributos representados por elipses no diagrama ER

PRATIQUE

Imagine que você está realizando a entrevista com a empresa hipotética XPT para o desenvolvimento do sistema de controle dos empregados.
Com base nas respostas que a empresa poderia fornecer, modele no...
tracking img