RELA O ENTRE PSICOTERAPIA E PSICOFARMACOLOGIA

442 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FUMEC – FCH – PSICOLOGIA
PSICOFARMACOLOGIA
PROFESSOR: MARCO ANTONIO ALVARENGA
TURMA: 9º C
ALUNAS:
Caroline Araújo Rabelo
Fernanda Campos de Paiva
Marina Campos de Paiva
RELAÇÃO ENTRE PSICOTERAPIA E PSICOFARMACOLOGIA

RESENHA
______________________________________________________________________
O artigo em questão nos trouxe que ultimamente a busca por medicamentos para a resolução de transtornos tem sido maior, tendo em vista que as pessoas têm buscado soluções mais rápidas para seus conflitos ao invés de tratar suas dificuldades em consultórios psicológicos.
Com base nos dados que começaram a aparecer sobre a grande busca por medicamentos para transtornos mentais, as autoras resolveram pesquisar a relação entre o tratamento psicofármaco e o psicológico e se os tratamentos psicofármacos envolviam acompanhamento psicológico.
Com a introdução do Prozac a depressão passou a ser considerada apenas como um transtorno biológico e com a evolução dos fármacos a doença mental começou a ser considerada como algo exclusivamente bioquímico sendo tratados com medicamentos.
A pesquisa foi feita a partir de entrevistas e constatou-se que em muitos casos os pacientes não buscam a psicoterapia por estarem descontentes com o terapeuta. Em outros casos há uma inacessibilidade financeira com os custos da psicoterapia até mesmo entre a classe média. Em outros casos a pessoa sente uma melhora com o medicamento e não busca outro tipo de acompanhamento.
Foi possível constatar neste estudo que há uma crença na totalidade da medicina em resolver as questões de saúde e uma falta de conhecimento sobre o trabalho da psicoterapia por parte dos pacientes que não atribuem o processo como eficiente. Há até mesmo uma falta de capacidade de alguns profissionais em lidar com quem está buscando o tratamento.
Portanto, é importante que se tenha uma conscientização dos médicos sobre os benefícios do trabalho articulado, assim como uma melhor preparação dos psicoterapeutas para atuarem

Relacionados

  • Livro Tavares A Depress O Como Mal Estar Contempor Neo Medicaliza O E Ex Sist Ncia Do Sujeito Depressivo
    53157 palavras | 213 páginas
  • Estudante
    134613 palavras | 539 páginas
  • DicionarioHistoricoPsicologia
    292417 palavras | 1170 páginas
  • Arquivos Simbidor 2007
    280343 palavras | 1122 páginas