reis

Páginas: 2 (344 palavras) Publicado: 18 de janeiro de 2015
 D. Pedro VI
D. Pedro IV nasceu no Palácio de Queluz a 12 de Outubro de 1798 e faleceu no mesmo palácio, a 24 de Setembro de 1834
No Brasil D. João VI casou com aarquiduquesa Leopoldina de Áustria, de quem teve dois filhos: D. Maria da Glória (1819) e D. Pedro (1825).
A partir da revolução liberal portuguesa de 1820, os acontecimentos, quer no Brasil quer emPortugal, atropelam-se em ritmo acelerado para o feitio de D. João VI; Com as ameaças vindas de Lisboa decide nomear regente do Brasil o seu filho D. Pedro.Com isto volta a Portugal. A revolução liberalportuguesa foi encarada pelos brasileiros como um passo para a sua autonomia. No entanto, os decretos publicados pelas cortes relativos ao Brasil fizeram cair por terra essas esperanças.
Face a estasdecisões, o sentimento na colonia era de indignação e agravou-se quando as cortes de Lisboa exigiram o regresso de D. Pedro. Apoiado pela população D. pedro desobedece e em 7 de Setembro de 1822, D. Pedroproclamava formalmente a independência brasileira, junto ao lpiranga (estado de São Paulo), sendo, mais tarde, proclamado imperador do Brasil.
A morte de D. João VI, em, 1826,agravou ainda mais ainstável situação politica que o país atravessa.
D. Pedro, imperador do Brasil, é legitimamente aclamado rei em Portugal com o título de D. Pedro VI, mas abdica a favor da filha, D. Maria da Gloria,com apenas 7 anos.
Na impossibilidade de assumir o governo devido a sua tenra idade, foi tratado, por procuração, o casamento de D. Maria Gloria com o seu tio D. Miguel, que ficou como regente. Noacordo estabelecido entre os irmãos D. Pedro e D. Miguel, este último ficaria obrigado a governar segundo as leis liberais do país.
D. Pedro outorgou, isto é, concedeu a Portugal, a Cartaconstitucional, que D. Miguel teve que jurar.
Este período, iniciado com a revolução de 1820 e conhecido por vintismo, ficou marcado por grande instabilidade política, execuções, perseguições e prisões que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Réis
  • Reis
  • Reis
  • reis de portugal
  • Ricardo Reis
  • Tancredo reis
  • Angra dos reis
  • ricardo reis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!