Reino fungi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR FIDELINO DE FIGUIREDO
Bruna 05; Juliana 15; Larissa 19; Viviane 33; Geise 35.
2º A







REINO FUNGI




[pic]















SÃO PAULO, 2012

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR FIDELINO DE FIGUIREDO
Bruna 05; Juliana 15; Larissa 19; Viviane 33; Geise 35.
2º A



REINO FUNGI


[pic]Trabalho realizado para aproveitamento
das aulas de biologia
ministradas pela professora Marilene





SÃO PAULO, 2012
Sumário


•Introdução
• Características gerais
• Estrutura dos fungos
• Classificação dos fungos
• Reprodução dos fungos
• Metabolismo
• Importância dos fungos
• Doenças causadas pelos fungos
• Conclusão
• Referencias bibliográficasIntrodução


Os fungos constituem um grupo de microrganismos que têm grande interesse prático e científico para os microbiologistas. Suas manifestações são familiares: todos já viram os crescimentos em laranjas, limões e queijos, nas prateleiras de armazéns. De um modo geral, os fungos incluem os bolores e as leveduras.

Enfim, podem ser úteis ao ser humano auxiliandona produção de bens de consumo, mas também prejudicial á saúde causando doenças. O que será abordado abaixo são estudos com bases na reprodução, características, vida, estrutura e utilização desse ser para o beneficio do homem.Características gerais




Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte. Os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas: não sintetizam clorofila, não tem celulose na sua parede celular, exceto algunsfungos aquáticos e não armazena amido como substância de reserva.

A presença de substâncias quitinosas na parede da maior parte das espécies fúngicas e a sua capacidade de depositar glicogênio os assemelham às células animais. Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores.

Seucitoplasma contém mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso. São heterotróficos e nutrem-se de matéria orgânica morta - fungos saprofíticos, ou viva—fungos parasitários. Suas células possuem vida independente e não se reúnem para formar tecidos verdadeiros. Os componentes principais da parede celular são hexoses e hexosaminas, que formam mananas, ducanas e galactanas. Alguns fungos têm parede rica emquitina (N-acetil glicosamina), outros possuem complexos polissacarídeos e proteínas, com predominância de cisteína.

Fungos do gênero Cryptococcus, como o Cryptococcus neoformans apresentam cápsula de natureza polissacarídica, que envolve a parede celular. Protoplastos de fungos podem ser obtidos pelo tratamento de seus cultivos, em condições hipertônicas, com enzimas de origem bacteriana ouextraídas do caracol Helix pomatia. Os fungos são ubíquos, encontrando-se no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos, em geral. O vento age como importante veiculo de dispersão de seus propágulos e fragmentos de hifa.






[pic]


















Estrutura dos fungos



Os fungos podem se desenvolver em meios de cultivo especiais...
tracking img