Regula O Econ Mica Da M Dia2

297 palavras 2 páginas
Regulação Econômica da Mídia

A regulação da mídia é uma normatização das atividades de comunicação privadas, de maneira com que se “democratize” a imprensa e com o objetivo que torne a informação algo mais simples para que pessoas com diferentes níveis de escolaridade e ensino possam compreender.
De acordo com Fabio Lau, jornalista e diretor de redação do site Conexão Jornalismo, a regulação é sim necessária e as próprias empresas privadas deveriam ter noção e responsabilidade do poder que elas detêm. Além disso, ele cita a importância da igualdade entre as empresas privadas e publicas. Para concluir, Fabio diz que a mídia era um instrumento aliado a ditadura e que a regulação seria a maneira deles compensarem esse passado maculado, de maneira com que não se tenha uma ditadura da Comunicação, mas sim, uma democracia da Comunicação.
Já para o jurista Ives Gandra, atual presidente do Centro de Extensão Universitária e professor da Universidade Mackenzie, a liberdade da imprensa está em sendo ameaçada por este projeto que pretende “calar a imprensa”. Ives utiliza como argumento que além da constituição assegurar a liberdade de expressão dos meios de comunicação, após todo o escândalo envolvendo a Petrobras no governo Dilma é um tanto quanto suspeito falar de controle social da mídia. O autor também diz que apenas a mídia livre descobre as “podridões” do poder, enquanto a mídia oficial não. Adiante de tudo isso, Ives cita exemplos históricos dos nossos vizinhos, Venezuela e Argentina, em que o controle de mídia só serviu para esconder falhas e fracassos do Estado.

Autor: Ian Salmi

Fontes: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/167775/Ives-Gandra-se-posiciona-contra-regula%C3%A7%C3%A3o-da-m%C3%ADdia.htm http://correiodobrasil.com.br/destaque-do-dia/por-que-somos-favoraveis-a-regulacao-economica-da-midia/748082/

Relacionados