Regras para escolha de motor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Regras práticas para escolha de um motor
Embora o assunto mereça um estudo mais profundo, em espacial para grandes potências, podemos sugerir a seguinte sequência, para a escolha de um motor:
a.Dados sobre a fonte de energia: contínua ou alternada, monofásica ou trifásica, frequência.
b.
Potência necessária: deverá ser a mais próxima possível da exigência da carga .
Fórmulas:sendo
- potência em cv
- força em kg
- velocidade em m/s
- conjugado em kgm
- rotação em rpm

sendo
- potência em HP
- conjugado ou torque em lb-ft
- rotação em rpm
c.Elevação de temperatura: na placa do motor, obtém-se dados sobre a elevação de temperatura permissível, em geral . Caso não haja indicação, não permite elevação. Os motores a prova de pingos permitemsobretemperatura de e os à prova de explosão, . Um aumento de acima do permitido diminui 50% da vida do isolamento.
d.
Fator de serviço: tendo em vista a economia, pode-se escolher um motor compotência um pouco inferiorà máquina operatriz, sem o mesmo risco, desde que a tensão, número de fases e a frequência sejam nominais.
e.
Velocidade do motor: precisamos saber se o acoplamento domotor à máquina acionada é direto ou indireto (engrenagens, caixas redutoras, polias com correias ou cabos). Os dados de placa do motor referem-se à rpm em plena carga; em vazio, a rotação dos motoresde indução é ligeiramente superior. A maioria dos motores, emprega-se a rotação constante. (Ex. bombas, compressores, ventiladores, tornos, etc.) Quando há necessidade de variar a rotação pode-seusar: para pequenas potências (fração de HP), reostato divisor de tensão, e para potências maiores, motores de corrente contínua ou de indução com rotor bobinado. Se o motor aciona a máquina operatriz pormeio de correia, deve-se manter a correia razoavelmente frouxa, pois correias muito apertadas se estragam, além de danificar os mancais e o motor; elas aumentam a potência necessária à máquina. A...
tracking img