Regioes fisiograficas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De
Geografia
Trabalho
De
Geografia

Escola: Almirante Soares Dutra
Aluno: Luiz Felipe Zeni
Turma: 302 Turno: Matutino

Sub-regiões do Nordeste: 1 • Meio-norte,
2 • Sertão, 3 • Agreste e 4 • Zona da Mata
Agreste
Agreste (do latim: relativo ao campo, campestre, campesiano, colono) designa uma área na Região Nordeste do Brasil de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, que seestende por uma vasta área dos estados brasileiros da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A área ocupada pelo Agreste situa-se numa estreita faixa, paralela à costa. Possui como características principais solos profundos (latossolos e argissolos), com relevo extremamente variável, associados a solos rasos (litossolos), solos relativamente férteis, vegetação variávelcom predominância de vegetação caducifólia (decídua). É uma área sujeita a secas, cuja precipitação pluviométrica varia entre 300 e 1200 mm/ano, oscilando predominantemente entre 700 e 800 mm/ano.
Características fitogeográficos
Possui solo essencialmente pedregoso, rios intermitentes (temporários), vegetação rala e tamanho pequeno (mirtáceas, combretáceas, leguminosas e cactáceas). Tecnicamenteo agreste junto ao sertão compõem o ecossistema denominado caatinga.
Possui, por ser marcadamente terreno de transição, áreas onde há maior umidade, os brejos. O principal acidente geográfico da região é o planalto da Borborema, que apresenta vegetação tropical e florestada,consorciada com o clima úmido nas áreas altas e região da encosta leste, e vegetação de caatinga,consorciada com o climasemi-árido e seco, nas áreas baixas ao centro e oeste do planalto.

Meio antrópico
A estrutura fundiária do Agreste é basicamente formada por pequenas e médias propriedades onde se pratica a policultura, frequentemente associada à pecuária extensiva e bacia leiteira. Por estar fora da região de influência litorânea, predominando no interior nordestino, está sujeita às estiagens cíclicas, de forma queboa parte da população aí existente depende essencialmente do regime de chuvas, que são irregulares e rios temporários.
A Associação Plantas do Nordeste (APNE), entidade não-governamental com parceria dos Jardins Botânicos Reais de Kew, da Inglaterra, e do CNPq, tem desenvolvido estudos visando um aproveitamento sustentável da flora local, bem como seu estudo e preservação.
Por causa da densidadedemográfica e da estrutura fundiária com tendência ao minifúndio, o Agreste constitui uma área em que a pressão sobre a terra é bastante forte (pediplanação). Esse problema é grave e acaba acarretando migrações para o Sudeste.
Meio-Norte
O Meio Norte é uma das sub-regiões do Nordeste do Brasil. Possui duas das 9 capitais da região, São Luís e Teresina, e uma importante cidade no interior,Imperatriz no Maranhão. Latitudinalmente o Meio-Norte pode ser subdividido em setentrional e meridional, e longitudinalmente em leste e centro-oeste, sendo o leste ocupado pelo Piauí ocidental, e o centro-oeste pelo estado maranhense.
Descrição
O Meio-Norte o é uma das sub-regiões do Nordeste Brasileiro. E é localizada no ocidental do Nordeste e engloba todo o estado do Maranhão e o oeste do estado doPiauí.
Características
O Meio-Norte é uma faixa de transição entre a Amazônia e o Sertão nordestino, também conhecida como Mata dos Cocais devido às palmeiras de babaçu e carnaúba encontradas na região. No litoral chove cerca de 2.000 mm anuais, indo mais para o leste e/ou para o interior esse número cai para 1.500 mm anuais, e no sul do Piauí, uma região mais parecida com o sertão, chove 700 mm porano em média.Essa sub-região abrange parte do estado do Piauí e todo o estado do Maranhão.

Economia
O avanço da Agricultura nesta zona geográfica ocorre sobretudo com a soja, mas também com arroz, milho e algodão. A produção de soja, de algodão e de milho concentra-se no sul desta sub-região, que faz parte do cerrado nordestino. No Piauí destacam-se as cidades de Uruçuí, Bom Jesus e Ribeiro...
tracking img