Regina blessa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Logistica:
Todas as operações relacionadas à gestão de mercadorias e materiais, planejamento e controle de produção, embalagem, armazenagem, distribuição física, expedição, transporte e sistemas de comunicação são chamadas de logística.
A logística vem avançando constantemente, possibilitando redução de custos, eliminação de desperdícios, otimização dos processos de compra, produção edistribuição de mercadorias, otimizando cada uma das etapas da cadeia mercadológica.
O mercado oferece uma série de recursos e ferramentas tecnológicas que dão suporte a todas as operações. São softwares de gerenciamento que indicam automaticamente as operações de armazenagem ou entrega de mercadorias, roteirizadores de fronteira que definem o roteiro a ser percorrido pelos entregadores, com o intuito dereduzir o tempo a ser percorrido, rastreadores via satélite que monitoram e acompanham o trajeto dos caminhões, computador de bordo que permitem comunicação entre o caminhoneiro e empresa. Além de códigos de barras que faz o gerenciamento de estoque.
Gerenciamento de Espaço
Milhares de produtos são lançados todos os anos, e é necessário dar especo nas prateleiras ao que realmente merecem. Oque vem acarretando disputas intracategorias, quando produtos de uma mesma categoria brigam por espaços dentro da própria categoria, e disputas intercategorias, quando tem lançamento de novas categorias.
O gerenciamento por categorias em diversos segmentos está mudando a aparência dos supermercados e rentabilizando os espaços das gôndolas, distribuindo os produtos adequadamente. O gerenciamentopor categorias permite o desenvolvimento de ações de marketing mais eficientes no ponto-de-venda, além de organizar melhor os corredores e prateleiras.
Para que ocorra o gerenciamento de espaços e organização, existem softwares que calculam o retorno exato de cada item exposto na gôndola.
Layout e tráfego de loja
É importante saber que o layout não deve ser desenvolvido apenas como modelo debeleza. Ele precisa ser funcional, facilitar o trafego, a escolha e a saída do consumidor.
Um produto que está melhor exposto na área de maior trafego, vendera mais do que outro que está exposto em local inferior.
Em um layout é preciso prever um sistema que não contemple só a comercialização, mas que valorize cada espaço .
Desenvolvimento do layout
O layout deve ser planejado em função dosexo, instrução, classe social, faixa etária e espaço disponível.
Um layout tem que ser prático e tem que ter condições de ser modificado periodicamente, para que o consumidor sinta no clima da loja um constante melhoramento. No entanto grandes mudanças devem ser avisadas, pios o consumidor se acostuma com seu percurso dentro da loja e nem sempre lhe agrada um mudança radical.
Como Aproveitar oEspaço da Loja ( é importante colocar tudo no slide)

1- A loja deve ser a continuação da vitrine. Jamais colocar barreiras como portas fechadas, portas estreitas, degraus ou qualquer obstáculo a entrada do cliente.
2 – Valorizar todos os espaços, criando elementos de interesse em cada zona, com situações de impacto nas regiões menos nobres, como centros e fundos.
3 – Evitar a formação decorredor livre entre a entrada e o fundo da loja.
4 – Os produtos devem bilhar sempre com mais iluminação do que nas áreas de circulação.
5 – Agrupar mercadorias com coerência para que o consumidor entenda (por cor, sexo, tamanho, tipo e etc).
6 – Dispor dos produtos de forma a facilitar sua manipulação – respeitar ângulo de visão e ponto de pega.
7 – Mobiliário de apoio e outros equipamentosdevem ficar escondidos. Os consumidores devem ser só mercadorias.
8 – Dar conforto ao seu cliente. Ar condicionado, espelhos, lugar para sentar, água, etc.
9 – Caixas e crediário devem estar de preferência no fundo da loja, pois obrigam a circular pela loja até chegar lá.
10 – Vestiários e gôndolas com produtos menores devem ficar próximos ao caixa para evitar roubos.

Gôndola
A altura da...
tracking img