Regime republicano no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Regime Republicano no Brasil

Tema: Rupturas e Permanências
Sub-tema: Saúde e Educação

Integrantes do Grupo:
Antônio Chiconatto
Jucielle Oliveira
Maria Júlia
Matheus Alexander
Johnny Rocha

Regime Republicano |
Permanências e Rupturas: Educação e Saúde |
Antônio Chiconatto RochaMatheus AlexanderJohnny RochaJucielle OliveiraMaria Júlia |

Índice
Página
Introdução1

Saúde 2

Educação 4

Dados do IBGE – Educação 5

Fontes 9

Conclusão9

...

Introdução

Após o período Monárquico, o Brasil sofreu várias mudanças no inicio da chamada Primeira República. Mas antes de continuarmos, devemos nos perguntar: O que foi a primeira república?
A primeira República, também conhecida como República Velha, foi o período que começa na Proclamação da República e acaba na revolução de 1930. Em 15 de novembro de 1889,houve uma reunião para decidir acerca da república no Brasil através do voto popular. Até que um plebiscito fosse realizado, a República permaneceu provisória. O governo provisório foi inicialmente comandado por marechal Deodoro da Fonseca que estabeleceu algumas modificações como a reforma do Código Penal, a separação da Igreja e do Estado, a naturalização dos estrangeiros residentes no país, adestruição do Conselho, a anulação do senado vitalício entre outras.
Em 21 de dezembro, a junta militar reuniu-se na Assembleia Constituinte para discutir acerca de uma nova Constituição que marcaria o início da República. Após um ano de realização do novo regime, o Congresso novamente se reuniu para que em 24 de fevereiro de 1891 fosse promulgada a primeira Constituição da República do Brasil, oque ocorreu neste dia. Essa constituição foi inspirada na Constituição dos Estados Unidos que se fundamenta na descentralização do poder que era dividido entre os Estados. Dessa forma, a Constituição do Brasil estabeleceu a federação dos Estados, o sistema presidencial, o casamento civil, a separação do poder criando os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, autonomia dos estados e municípios.Após o início da primeira república, uma onda de novas ideias entra no Brasil.
Com a primeira república, houve melhorias em vários aspectos da vida dos brasileiros (supostamente, já que nem todos tinham acesso a tais aspectos), como melhorias na saúde e na educação, detalhadas nas próximas páginas.

1
Saúde

De acordo com a Wikipédia, os determinantes, através do “Relatório de Lalonde”são:

Biologia humana: Características fisiológicas e imunidades do indivíduo.

Ambiente: Inclui tudo o que afeta diretamente o metabolismo ou o comportamento de um ser vivo ou de uma espécie, incluindo a luz, o ar, a água, o solo ou os outros seres vivos que com ele coabitam.

 Estilo de Vida: Hábitos do indivíduo em questão.

Assistência Médica: Qualidade e Frequência do atendimentomédico do indivíduo.

Observando tais fatores, podemos dizer que a qualidade de vida de um indivíduo varia muito entre cada um. Mesmo assim, se oferecidos incentivos pelo governo, as pessoas poderiam mudar seus hábitos e se adaptarem a uma vida mais saudável.
Várias mudanças ocorreram na área de medicina, desde a “Revolta da Vacina” até hoje.

Observando o episódio da Revolta, veremos que elaocorreu por falta de preocupação do governo a informar o povo sobre tais avanços. Se eles ao menos tivessem tentado passar informações para o povo, eles aceitariam tal avanço como correto e beneficente, não obrigatório e que causaria mal. Tanto que, mesmo sendo algo novo na época, a população poderia ver aquilo como incentivo a hábitos mais saudáveis. Sem a preocupação do governo nesse ato,...
tracking img