Regime militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.2 Período Antecedente ao Regime Militar no Brasil

Chegam os portugueses, diz o historiador Nelson W Sodre: “Brasil Colônia S. A.”, pois desde a sua chegada, perdurando por mais de 300 anos com o principal objetivo de adicionar território; manter território; usar mão de obra escrava; explorar; domesticar os nativos.
Dois Milhões de libras foi o valor emprestado da Inglaterra pelo Brasilpara Portugal reconhecer sua independência. Domínio notório em vários aspectos, como o café, a primeira muda foi Francisco Melo Palheta quem trouxe, mas teve o seu desenvolvimento dominado por organizações americanas e inglesas.
Num cenário contraditório, onde de um lado os grandes fazendeiros não queriam abrir mão de seus escravos e de outro lado o mundo extinguia a escravidão, forçando o Brasiltomar o mesmo rumo, assim em 1888 D Isabel assinou a lei áurea, extinguindo a escravidão do Brasil.
Tal ação contribuiu para o fim do período monárquico, abrindo uma concorrência para o poder entre o exercito e a igreja. O Exército Brasileiro, setor expressivo da burguesia cafeeira de São Paulo.
Visando firmar sua autonomia e se fazer ver independente no exterior, em 1891 foi promulgada aconstituição republicana, aproximando o Brasil dos Estados Unidos.
Entre fazendeiros de MG e cafeicultores de SP, a presidência é ocupada até 1930.
Na revolução de 1930, iniciando em 1929, após a presidência tranqüila de Washington Luiz que indica Julio Prestes (paulista) para presidência, produzindo a aliança dos mineiros com os gaúchos. Em 1930, Julio Prestes sai vitorioso nas eleições, mas osrecursos políticos imperativos foram utilizados. As maquinas eleitorais produziram votos em todos os estados, dando vitoria ao Getulio Vargas.
Havia muito prestigio ainda no interior do Exército Brasileiro, dado o movimento tenentista, mas tem Luis Carlos Prestes (influenciado pelo comunismo), que lança o manifesto socialista acusando a Inglaterra e os Estados Unidos pelo controle da America Latina.Assumindo cargo de alta patente, o Tenente Coronel Gois Monteiro (conhecido de Getulio Vargas). Neste cenário a revolução estourou, partindo de MG e RS, impactando na queda dos quadros oligárquicos e colocando em alta os militares, técnicos e diplomados.
Por 15 anos Getulio Vargas governou o país, eleito por voto indireto, ditador, retorna a presidência em 1950, mas suicida-se em 1954.
Asoligarquias de 1930 tentavam reconstruir os estados nos velhos moldes. Os ‘tenentes’ aprovam Getulio Vargas contra a elite.
Nesta administração, ressaltamos o marco na relação da igreja com o Estado no período é a inauguração da estatua do cristo redentor no Rio de Janeiro. Momento que a igreja aproxima a massa ao Estado. Um dos aspectos mais coerentes do Getulio Vargas foi à política trabalhista. Operíodo de 1950 até 1964 foi caracterizado pelo crescimento urbano e rápida industrialização.
Na crise do regime e o golpe de 1964, a ciranda do poder continua, os valores mudam, as alianças também, com Jango na presidência, na esfera legislativa em 1963, sancionou a lei do Estatuto dos trabalhadores rurais. França, Estados Unidos e a CIA favoreciam a campanha contra a subversão da ordem (combateao comunismo), incentivam no Brasil a criação da Escola Superior de Guerra e o Instituto Brasileiro de Ação Democrática. Estas recomendavam confronto armado para por fim a anarquia populista, contendo o comunismo. Tancredo Neves, mineiro, ministro da justiça do Governo de Getulio Vargas – 1954 - chefe do primeiro gabinete no sistema agora parlamentarista.
Jango aguarda o presidencialismo paraacabar com os limites de seu poder, dado o parlamentarismo, assim tinha como opostos Carlos Lacerda e Magalhães Pinto, eleitos governadores do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Motivos do Golpe Militar

Alcançando 9,5 de 12 milhões, ganha o presidencialismo, apoiando a estratégica de Jango. A situação econômica neste momento estava complicada, a inflação vinha ultrapassando os 54% anual. Alguns...
tracking img