Regencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTÁGIO E DOCÊNCIA: DIFERENTES CONCEPÇÕES
Maria Socorro Lucena Lima, Selma Garrido Pimenta

Resumo

Este artigo discute a formação de professores e pedagogos a partir da relação teoria e prática presente nas atividades de estágio. As autoras revelam preocupação com as práticas que “imitam modelos escolares”, assim como com as práticas escolares que priorizam a  “instrumentalização técnica”.No sentido de superar este extremo/dicotomia, o estágio, segundo as autoras, não é percebido como um apêndice curricular, mas um instrumento pedagógico que contribui para a superação da dicotomia teoria&prática.
Síntese – Estágio: diferentes concepções
Para se aprender qualquer profissão é necessário a prática, pois só se aprende vendo e fazendo. A profissão de professor também segue esterequisito. O problema é que ao observar a prática de outros profissionais, muitas pessoas esquecem suas experiências e seus conhecimentos, e isso se refere ao professor, deixando falar mais alto somente a prática modelar que foi observada. O estágio resume-se a observar os professores em sala de aula e a imitar esses modelos sem fazer uma análise crítica desse modo utilizado, deixando prevalecersomente a prática de outro profissional.
A teoria e a prática são indissociáveis, uma depende da outra para um excelente profissional por em prática o que sabe. Muitas faculdades trabalham o profissional de educação com oficinas de como se aprende a fazer, a fazer jogos, a fazer brincadeiras e tudo isso acaba colocando uma viseira no estudante que só servirá para reproduzir o que foi ensinado sem sedar conta que existe um contexto social diferente em cada lugar que se ensina.  A universidade deve ser um local de formação tanto na campo prático quanto no campo teórico tornando o aluno crítico e analítico.
Ao se compreender que teoria e prática são coisas diferentes, porém não podem ser separadas, surigiram muitos estudos sobre a concepção de estágio, como o de PIMENTA E GONÇALVES (1990). Osestudiosos “Consideram que a finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará. E assim o estágio deixa de ser pensado como a parte prática do curso em formação e vira a parte de atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção na realidade.
O estágio deve se tornar um instrumento de valorização da experiência e a reflexão daexperiência, valorizando assim a prática profissional como momento de construção de conhecimento por meio de reflexão.
Sendo assim o papel da teoria é oferecer aos professores momentos de análise e compreensão do contexto histórico, social, cultural, organizacional e individual levando em conta si mesmo como profissional, para neles intervir e transformá-los
Síntese do texto: Estágio: diferentes concepçõespor Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro L Lima.
abr18
As autoras dizem que o estágio faz parte dos cursos de formação de profissionais, com o objetivo de cruzar as teorias estudadas com a realidade, o que acaba trazendo uma frustação. O estudante ao se aproximar da realidade, percebe o distanciamento, às vezes grotesco entre o Excesso de informação teórica com a prática.
“Essa contraposiçãoentre teoria e prática não é meramente semântica, pois se traduz em espaços desiguais de poder na estrutura curricular, atribuindo-se menor importância á carga horária denominada “prática””. (PIMNETA/LIMA, 2004, p 34)
O fazer profissional é prático, faz parte de uma ação. Porém o estágio não implica apenas reproduzir as práticas observáveis, mas ao estagiário analisar e construir o seu perfilprofissional. Muitos profissionais acabam repetindo práticas, que não contribuem e nem inovam o seu fazer profissional.
“A prática como imitação de modelos tem sido denominada por alguns autores “artesanais”, caracterizando o modo tradicional da atuação docente, ainda presente em nossos dias”. (PIMNETA/LIMA, 2004, p 35)
 Sendo assim o estágio se direciona a observar professores e imitá-los, sem...
tracking img