Refrigerantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Indústria de Refrigerantes

Refrigerante é uma família de bebidas não-alcoólicas, fabricadas industrialmente, à base de água, açúcar ou um edulcorante, extrato ou aroma sintetizado de fruta ououtros vegetais e gás carbônico, dando o aspecto borbulhante. O refrigerante surgiu inspirado nas águas naturalmente gasosas.

Em 1772, Joseph Priestley realizou experiências acrescentando gás emlíquidos, mas foi somente comercializado em 1830. Nessa época, os farmacêuticos tentavam associar ingredientes curativos às bebidas gaseificadas. (1)

As primeiras experiências foram feitas com xarope delimão, a soda limonada. Imediatamente depois vieram as misturas com morango, noz-de-cola – um fruto africano parente do cacau, rico em cafeína, conhecido no Brasil como orobô – e ginger-ale, feito degengibre. Nessa época, eles ainda não tinham o nome de refrigerantes e eram chamados de xaropes gasosos. (2)

Desde então é uma bebida muito conhecida mundialmente, rica em corantes e conservantesque contém grande quantidade de açúcar, exceto nas versões light e diet que apresentam menor quantidade.

Duas das maiores fabricantes de refrigerantes do mundo, Coca-Cola e Pepsi, também forampioneiras na produção da bebida e suas fórmulas tiveram o mesmo fim: ajudar na digestão. O farmacêutico John Pemberton criou uma mistura de cor caramelo e a juntou com água gaseificada. Seu contador, FrankRobinson, batizou a bebida de Coca-Cola, passando a vendê-la na farmácia pelo preço de U$ 0,05.



Composição do refrigerante

O refrigerantes são compostos por cerca de 88% de água; carbonatose bicarbonatos reduzem sua acidez e provocam perda de aroma; sulfatos e cloretos que auxiliam na definição do sabor. Estão presentes também o cloro e fenóis, o cloro pois dá um sabor característicode remédio e provoca reações de oxidação e despigmentação, e já os fenóis, transferem o seu sabor típico. Há a presença de metais, ferro, cobre e manganês, que servem como catalisador que...
tracking img