Reflorestamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reflorestando




Projeto de reflorestamento





2 Identificação do Projeto

O Projeto da comunidade do Complexo do Alemão surgiu com a idéia de trazer benefícios de recuperação do meio ambiente, trazendo ainda mais valor quando somado ao aumento da oferta de emprego para os moradores, fazendo a inclusão social da comunidade. Além de plantarmos mudas, plantamos também cidadãosconscientes ecologicamente.

As mudas e sementes para o replantio serão doadas por uma ONG sustentável, chamada PlantarBem, que é uma organização sem fins lucrativos de caráter socioambiental e cultural, composta pela comunidade, preocupados em desenvolver ações e projetos de preservação e recuperação ambiental da Serra da Misericórdia. A doação irá direto para creches e escolas, que serãoseparadas e aprontadas por crianças e adolescentes, com foco na responsabilidade social e inclusão social.

Com foco na Serra da Misericórdia, haverá o alto aproveitamento paisagístico-ambiental do local, com a criação de um novo “pulmão verde”, acessível aos moradores do complexo e bairros da Zona Norte da cidade. Ao final do projeto está prevista a contrução de um lago artificial pela Prefeitura,capaz de amenizar o clima da região e permitir o uso para recreação e lazer, como um parque. Nas figuras da página a seguir, constam a planta geral do projeto de reflorestamento do complexo do alemão (Fig.1) e o Projeto do Parque da Serra da Misericórdia, desenvolvido pela Prefeitura do Rio de Janeiro (Fig.2) .

[pic]

[pic]




3 Histórico da Instituição

O Projetos de Desenvolvimentona comunidade mais importante é o Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC), do governo federal, lançado em janeiro de 2007, que representa tudo o que já foi realizado em termos de planejamento urbano na cidade do Rio de Janeiro, indo bem à frente, assumindo um novo desafio de ação integrada.

A instituição Reflorestando Vidas que possui o CNPJ 02.329.117/001-88 se encontra localizada na Av.Rio Branco, 20, no Centro do Rio de Janeiro e tem como representante legal Paulo Cesar Botelho, como coordenadora Rosemary Monteiro Cruz e como parceiros a empresa PlantarBem que é responsável pela doação de mudas e a empresa Viver, que doará as luvas e instrumentos para o replantio.




4 Caracterização do problema

A Serra da Misericórdia onde o projeto será implantado abrange cerca de43,9 km2 no município do Rio de Janeiro, e está localizada no bairro da Maré. Chega a aproximadamente 260 m de altitude em seu pico culminante, a Serra do Juramento e estende-se por 27 bairros do subúrbio carioca. Atualmente a Serra da Misercódia é considerada Parque e área de preservação ambiental desde 16 de dezembro de 2010 com o Decreto nº 33280, que nomeou o Parque Municipal da Serra daMisericórdia como Parque Municipal Urbano da Serra da Misericórdia e estabeleceu seus limites.

Isso significa que o local será destinado ao lazer, prática esportiva, recreação em meio à natureza, promoção da educação ambiental e valorização das manifestações culturais e tradições locais e a ações de proteção às áreas de reflorestamento, à fauna, mananciais e nascentes d’água existentes no local. Masinfelizmente hoje se encontra na comunidade a céu aberto valas de esgoto in natura, falta d’água nas torneiras, casas em ruínas, entulho de obras e lixo acumulados por todo lado.

O Projeto será organizado através de quatro principais fases. A primeira será da divulgação do projeto e apresentação à comunidade. A segunda fará a captação e treinamento dos participantes, definindo asresponsabilidades, dias e horários que acontecerão os encontros da ONG com a comunidade. A terceira fase será de limpeza do local e plantação das mudas. Na quarta fase iremos fazer encontros para manutenção das mudas e debates com o tema para discutirmos os avanços e os aprendizados que foram adquiridos individualmente e coletivamente, sempre focando na inclusão social da população do complexo do alemão ....
tracking img