REFLORA CORDOVIL

1021 palavras 5 páginas
REFLORA CORDOVIL

1. INTRODUÇÃO
O projeto tem como objetivo devolver às partes das margens do rio e da vegetação típica da região em que se encontram. É importante a utilização de espécies nativas no processo de reflorestamento pois, a flora nativa, sofreu um rigoroso processo de seleção natural, através de milhares de anos de interação com aquele meio ambiente, gerando, assim, espécies geneticamente resistentes e adaptadas ao local onde ocorrem. Portanto, são ideais para desempenhar a função de controlar o excesso de água das chuvas no solo; evitar a perda de água dos rios; gerenciar a filtração e a absorção de resíduos presentes na água; evitar o escoramento e a erosão do solo, além de fornecer alimentação e abrigo para agentes polinizadores. Contando com a colaboração dos moradores locais e de órgãos competentes e especializados na área ambiental.

2. MATERIAIS E MÉTODOS As técnicas citadas neste projeto para preparação de um futuro plantio tiveram como base pesquisas dos alunos Eduardo e Paula.

3. ÁREA ESTUDADA
Este trabalho foi desenvolvido em toda extensão do Rio Quitungo na área de cordovil.
As áreas foram mapeadas com o auxílio da ferramenta Google Earth para indicação das coordenadas e extensão do local a ser reflorestado ou enriquecido, conforme abaixo, onde foi calculada a área e o número de indivíduos a serem plantados no local.

4. VEGETAÇÃO LOCAL, SOLO E FAUNA
Foi contratada uma empresa para fazer a caracterização ambiental das margens do rio e próximas a ele. Devido à heterogeneidade das áreas deverão ser aplicados diferentes métodos de plantio para cada área. O preparo do solo deverá ser de acordo com a situação encontrada, visando sempre conferir condições para o estabelecimento da vegetação a ser plantada. Os métodos de plantio visam a melhor adaptação do sistema para cada situação, buscando o sucesso da implantação, otimizando os recursos disponíveis, sempre atendendo às exigências da legislação em vigência.

4.1

Relacionados