Reflexão crítica “building on strengths and resilience: leisure as a stress survival strategy”

1218 palavras 5 páginas
Ano Lectivo 2011/2012
Curso: Gestão do Lazer e Animação Turística
Ano: 2º Ano
Disciplina Psicologia do Lazer
Docente: Ezequiel Santos

Reflexão Crítica
“Building on strengths and resilience: leisure as a stress survival strategy”

Data: 31/05/ 2012

“Declaro que este trabalho é integralmente da minha autoria, estando devidamente referenciadas as fontes e obras consultadas, bem como identificadas de modo claro as citações dessas obras. Não contém, por isso, qualquer tipo de plágio quer de textos publicados, qualquer que seja o meio dessa publicação, incluindo meios electrónicos, quer de trabalhos académicos".

Introdução

O conteúdo que irei por em foco é apoiado no artigo “ Building on strengths and resilience: leisure as a stress survival strategy” de YOSHITAKA IWASAKI, JENNIFER MACTAVISH & KELLY MACKAY, fornecido pelo professor. Este artigo fala sobre a importância do lazer como forma de combater, gerir e aliviar o stress (área popular nos últimos anos), tendo como base um estudo desenvolvido no Canada pelo (SSHRC) Social Sciences Humanities Research Council of Canada.

Para realizar este estudo foram seleccionados residentes de uma cidade canadiana com o objectivo de identificar de que forma se pode contrariar o stress através do lazer e foram criados 5 grupos distintos de participantes:

- Gays e lésbicas
- Indivíduos diabéticos
- Indivíduos com incapacidades físicas
- Idosos com artrite
- Gestores profissionais

O stress em cada um dos grupos está a associado a uma rotina diária de desassossego, inquietações e receios. Principalmente nos casos em que são necessários mais cuidados ou dependência (grupo de indivíduos com incapacidades físicas, grupo de idosos com artrites, diabéticos…) Eventualmente nestes grupos existem também pessoas que poderão ter sido marginalizadas socialmente, e que certamente se confrontam com situações de stress, fruto de um status minoritário (Gays e Lésbicas).

A estratégia utilizada para dar fruto aos

Relacionados

  • 22222
    405343 palavras | 1622 páginas
  • Ultilidades alternativas do sisal
    39532 palavras | 159 páginas
  • As redes de atenção à saúde
    222467 palavras | 890 páginas