Reflexos viscerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Segundo Verbon (1978) a homeostase é o equilíbrio de todas as funções do meio interno em um organismo, sendo que todas as funções fisiológicas funcionam de forma mútua e coordenada. O meio ambiente está em constante variação e para manter a homeostase entram em vigor dois sistemas: sistema endócrino e sistema nervoso visceral ou autônomo. O sistema endócrino é controlado porhormônios e possui ação demorada. Já o sistema nervoso autônomo é coordenado por ações reflexas e possui ação rápida e imediata.
De acordo com Guyton (2006) o sistema nervoso autônomo controla, principalmente, as funções viscerais, entre algumas de suas características estão: motilidade gastrointestinal, temperatura corporal, esvaziamento da bexiga, sudorese, controle da pressão arterial. O sistemaopera através de reflexos viscerais, ou seja, sinais sensoriais (via aferente) de um órgão visceral podem entrar no centro de integração e retornar como respostas reflexas subconscientes (via eferente) para o órgão visceral (efetuador). Entre os centros de integração há os gânglios autônomos, tronco cerebral e o hipotálamo.
O sistema nervoso autônomo é dividido de acordo com os sinais autônomoseferentes em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parassimpático. Geralmente, os dois sistemas agem de forma antagônica, enquanto um excita um órgão o outro inibe. Assim, o simpático causa dilatamento das pupilas (midríase) e taquicardia (aumento da frequência cardíaca), já o parassimpático causa contração da pupila e bradicardia (diminuição da frequência cardíaca) quando ambos são estimulados.Desta forma, o objetivo dessa experiência é observar os reflexos autônomos viscerais no ser humano, diferindo-os de simpático e parassimpático.

MATERIAIS E MÉTODOS

Os materiais utilizados na prática foram lanterna, papel, bacia e água gelada.
A prática procedeu-se da seguinte forma primeiramente a turma foi dividida em duas bancadas, em cada bancada um aluno olhou para um ponto iluminadoqualquer e verificou-se o diâmetro da pupila. Cobriram-se, em seguida, os olhos do aluno por 10 segundos, verificou-se, novamente, o diâmetro da pupila.
Com uma lanterna, incidiu-se luz na pupila de um único olho e, em seguida, verificou-se o diâmetro da pupila em ambos os olhos.
Beliscou-se a “nuca” de um aluno e verificou-se o que ocorreu com a pupila do mesmo.
Determinou-se a frequênciacardíaca com a técnica da palpação do pulso radial de um aluno. Em seguida, mergulhou-se o examinando em uma bacia de água fria durante 15 segundos. Após isso, aguardou-se 5 segundos e, da mesma forma anterior, determinou-se a frequência cardíaca.

RESULTADOS

TABELA 01: RESULTADOS DOS REFLEXOS VISCERAIS OBSERVADOS EM Homo sapiens, TERESINA, 2011.

Prática estimulada Cobaia 1 Cobaia 2
Reflexofotomotor Midríase Midríase
Reflexo espino-ciliar Midríase Midríase
Reflexo bradicárdico Antes – 76 bcm
Depois – 90 bcm Antes – 94 bcm
Depois – 86 bcm

Legenda: bcm (batimentos cardíacos por minuto).

FONTE: LABORATÓRO DE FISOLOGIA DO CCS/UESPI ALUNOS DE FISIOTERAPIA DO 2° BLOCO, 2011.1.


CONCLUSÃO

Os sistemas do corpo humano operam de forma contínua ecoordenada, se um sistema deixar de funcionar todo o organismo será comprometido. Sob o sistema nervoso autônomo, este será inútil se, por exemplo, o músculo circular da íris não estiver funcionando, comprometendo, assim, a resposta parassimpática de contração da pupila não ocorrerá.
O sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático operam de forma antagônica e rápida. Essa característica é importantepara o organismo se adaptar ao meio ambiente que sempre está se modificando, e dessa forma desencadeando reações no organismo que impedem que ações do meio externo causem danos ao organismo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GUYTON, A.; HALL, J. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª edição, Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
MACHADO, Angelo. Neuroanatomia Funcional. 2ª edição. São Paulo. Editora...
tracking img