Reflexo inato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reflexos inatos
O estudo do reflexo inato é relevante para a Psicologia, pois o mesmo está presente está presente em todos os organismos, inclusive o humano, preparando-os para reagir a certos aspectos do mundo. Ele é uma forma básica de interação entre os organismos e o mundo e está diretamente relacionado a questões de sobrevivência do mesmo.
Compreender o comportamento dos organismoscomplexos é compreender o que as espécies “aprenderam” durante sua história evolutiva e como esta aprendizagem se relaciona ao que os indivíduos aprendem ao longo da sua vida.
O estudo dos reflexos inatos é importante para a Psicologia, pois são objetos da mesma já que ela estuda comportamentos, além disso, são importantes para a aprendizagem de outros comportamentos que os organismos adquirem ao longode suas vidas.
Um comportamento reflexo inato ou simplesmente um reflexo inato é uma “relação entre um estímulo e uma resposta que não depende de condicionamento prévio. Um reflexo é a produção fidedigna de uma resposta por um estímulo [...] O estímulo elicia a resposta [...] a eliciação da resposta pelo estímulo, não a resposta sozinha nem o estímulo sozinho define o reflexo”. (CATANIA, 1999)Um estimulo é uma mudança no ambiente e uma resposta é uma mudança organismo. O reflexo no diagrama é representado da seguinte forma: S→R (estímulo elicia resposta).
Exemplos de comportamentos reflexos são: salivação eliciada pelo cheiro de comida, um salto do joelho eliciado por uma batida de tendão patelar, contração na pupila eliciada por uma luz forte, contração muscular eliciada por umchoque, suor eliciado pelo aumento de temperatura, sobressalto eliciado por som em volume alto e arrepio eliciado por diminuição da temperatura.

CATANIA, A. Charles. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. 4.ed.-Porto Alegre:Artes Médicas Sul, 1999.


Reflexo Inato – material da aula


1. Talvez você nem tenha reparado em algumas reações que nosso corpo apresenta devido a estímulosespecíficos do ambiente.


Muitas espécies do reino animal apresentam reflexos que são inatos. Sendo assim, se apresentam da mesma forma em todos os indivíduos da espécie.

Na espécie humana não é diferente. Tais condições são fundamentais para a preservação da espécie.

2. Alguns reflexos são bem conhecidos como espirrar, tossir, contrair a perna após uma batida no tendão patelar, retirar amão de algo quente para que não se machuque, contração das pupilas entre outros.

3. As pupilas comportam-se analogamente. As variações de luminosidade presentes no ambiente podem demonstrar-se nocivas às sensíveis estruturas da retina. Sendo assim, essa variação do diâmetro torna-se necessária para a integridade dessa estrutura.

Mas o que isto tem a ver com o reflexo, não é mesmo?

4.Pois bem...

O reflexo é a relação existente entre um estímulo apresentado e uma resposta produzida.

5. Em psicologia comportamental, costumamos dizer que um estímulo elicia uma resposta do organismo.
Nessa relação devemos perceber que uma alteração de uma parte do ambiente (seja ela percebida por qualquer órgão do sentido) é denominada estímulo e a mudança ocorrida no organismo a resposta.6. Na análise experimental do comportamento temos uma simbologia empregada na representação das relações entre o comportamento e o ambiente:

S ----------> R

“Um estímulo elicia uma resposta”.
O S representa o estímulo e o R a resposta eliciada.

7. No exemplo citado, o reflexo é a relação entre a luminosidade e a contração da pupila. Dizemos que ele é inato, pois não aprendemos acontrair ou dilatar a pupila na presença de altas e baixas luminosidades. É um processo automático do nosso organismo. Isso acontece não só com as pupilas, como vimos, mas com muitas outras respostas do organismo.

8. Outros exemplos também comuns são:

Cisco no olho (Estímulo) ---- > Piscar (Resposta)
Fogo próximo à mão (Estímulo) ---- > Contração do braço (Resposta)
Partícula sólidas nas vías...
tracking img